
Resposta:
Esse assunto surgiu numa conversa no MSN com um colega e resolvi por aqui pra vocês. Com certeza ta editado, mas a essência da conversa foi preservada.
Pow cara queria falar com você com respeito a profecias. O que você pode me esclarecer a respeito desse assunto? No geral?
Eu esclarecer? Quem sou eu? No máximo que posso é te confundir ainda mais... (rsrs)
Nunca parei pra pensar sobre esse assunto a fundo não, mas já que você tocou nele. Veremos onde vamos chegar.
VAMOS POR PARTE
A essa altura você já deve ter lido no dicionário que profecia é predição do futuro; oráculo; vaticínio; prognóstico;
Bem, pode-se conclui que:
Profetizar não é prever o futuro e sim determiná-lo.
Quando eu vejo o futuro e digo o que vai acontecer eu não estou profetizando a respeito dele e sim prevendo-o.
Os profetas não prevêem os acontecimentos e sim os determinam.
(Vou falar de Bíblia por que sei que você está interessado nela, porém, gosto de avaliar as coisas como um todo, não somente por um ângulo como crente normalmente faz. - rsrs)
Exemplos:
José (o do Egito) previa os acontecimentos e nem por isso ficou conhecido como O Profeta José.
Já outros como Daniel, que previa os acontecimentos, foi chamado de profeta. Esse não só previa simplesmente, mas entregava a profecia de Deus. (Mas tarde vou falar mais sobre isso).
Não vou dizer que seja regra, nem saberia dizer, mas me parece que normalmente o dom da premonição segue os profetas. Eles sentem o que está pra acontecer, pois estão sensíveis a isso.
Outra coisa que vejo é que profetizar não é uma exclusividade dos "Profetas" intitulado assim. Qualquer ser humano pode profetizar. O negócio é a tal coisa profetizada acontecer. Ai já são outros 500.
Então seria Fé?
Profecia tem a ver com Autoridade. Tem a ver com fé sim, mas é uma questão muito mais de autoridade espiritual em minha opinião.
Mais um exemplo:
Elias profetizou que não ia mais chover e segundo a Bíblia, por 3 anos aproximadamente não choveu. Numa terra onde as chuvas têm seu curso normal ele alterou o andamento das coisas. Ao profetizar a volta das águas, ai sim voltou a chover.
(Esse cara era sinistro - rsrs)
Ele alterou a natureza, isso sim é profecia. Não importam as circunstâncias àquilo que saiu da sua boca aconteceu. Obviamente que sem fé nada pode ser e nada faz sentido. Mas acredito que o foco é a autoridade. Homens com autoridade fizeram coisas inacreditáveis. Elizeu, seu sucessor, Daniel e até mesmo os apóstolos. Homens que suas sombras curavam. Autoridade espiritual, pra mim é o X da questão.
Profecia é uma palavra de autoridade. Seja o que for, doa em quem doer, custe o que custar se não se cumprir não havia autoridade, não passou de palavras ao vento. Não era profecia.
Agora entendo também que existe a PROFECIA PROFESSADA.
Como assim?
Professar não é profetizar. Professar é transmitir o que lhe foi dado. Ou seja, Deus te manda professar algo da parte Dele. Fazendo isso você estaria professando a profecia de Deus. Isso é professar uma profecia. Professar não requer autoridade e sim humildade de ser achado digno aos olhos de Deus a ponto de ser usado a falar algo da parte Dele.
Mais uma vez a questão seria: QUANDO É DE DEUS?
Simples, se for de Deus vai acontecer. Pronto!
Uma vez conversando com uma amiga sobre isso e falei pra ela o seguinte:
Quer saber quando é de Deus ou não?
As profecias de Deus têm Hora, Dia e Lugar pra acontecer.
A famosa PROFETADA. “Irmão eis que te digo por esses dias vai acontecer algo espetacular na sua vida”. (Pow, fala Sério!) Parece até horóscopo. - (hoje sua sorte ta boa, se você não comer você pode morrer de fome. Cuidado!) Assim eu não agüento. (rsrs)
Quer ver uma profecia que pra mim é fantástica. Encontra-se no livro dos II Reis 7:1-20, sobre uma profecia a um capitão do rei que duvidou da palavra do profeta e esse profetiza com respeito a sua morte. Com Dia, Hora e Lugar.
Outro também fantástico é Elias profetizando a cerca da morte de Jezabel e Acabe. Tudo acontece dentro do cronograma. Hora, lugar e forma. Isso é profecia se cumprindo do jeitinho que Deus falou que ia ser.
Cara Deus não te manda recadinho faltando vírgulas ou palavras.
É Simples, vamos pensar...
Se Ele se deu ao trabalho de usar alguém pra chegar até você e te dizer alguma coisa, você acha que Ele vai ficar te mandando enigmas? Ficar deixando coisas subentendidas? Sim-sim, não-não, Ou é ou não é, o que passar disso não provê de Deus.
E quando somos exortados? Tipo, se você não fizer isso ou aquilo você vai colher a ira de Deus ou coisa parecida?
Isso é simples. Por você temer a Deus e tudo que vem Dele ou diz-se vir Dele, te chama à atenção e te faz dar ouvido. Sabendo disso esses sujeitos quando querem escravizar o povo a primeira coisa que eles falam é isso:
Tenho uma mensagem de Deus pra você. Deixa seu dinheiro todo aqui se não você vai padecer. Se você não dizimar o DEVORADOR vai te levar tudo.
Quem quer padecer? Quem quer ter tudo consumido pelo devorador? Quem quer ir pro inferno? (Toma tudo aqui. Pode levar). No final o cara ainda fica com sensação de dever cumprido, não sabendo ele que por traz estão rindo da ingenuidade da criatura. (Pra não dizer coisa pior). Isso é psicologia barata!
Não vou me deter ao assunto Dízimo, em breve escreverei sobre isso, mas o fato é que os “chefes das bocas” evangélicas descobriram uma mina de ouro quando usam o nome de Deus. Mas não se preocupe, não será hoje e talvez a nossa geração ainda não veja, mas a hora deles todos está pra chegar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Deus tem uma profecia pra você professada pela boca Dele próprio há Dois Mil anos atrás. Está lá em Mt 6:25 a 34. O que passar disso, em minha opinião, (então cuidado - rsrs) é ANÁTEMA.
Por que crente tem a mania de fica querendo saber o que vai acontecer amanhã?
EU O SENHOR TE SUSTENTAREI, EU O SENHOR ESTAREI CONTIGO, EU O SENHOR TE PROVEREI, NÃO ANDEIS ANSIOSOS, E o cara ainda hoje precisa ficar ouvindo “profeciazinhas paralelas” por que senão fica fraco espiritualmente sem fé.
Eis que EU Alexsandro Monteiro te digo: Nem que o Céu se abra sobre a cabeça desse sujeito ele ia Crer que a graça de Deus é suficiente pra ele. (rsrs)
Mateus 6 mudou a minha vida. Quando li esse capítulo nunca mais precisei nem de “cultinho” pra aumentar a minha auto-estima cristã. Toda vez que a merda vem e ela pode até demorar, mas vem pra todo mundo, eu sou confrontado com Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6...
A mensagem impregnou-se na minha mente, enraizou-se no meu coração e possuiu a minha alma. Não quero mais nada.
Deixa pra cada dia seu próprio mal e você vai ver o que é uma profecia verdadeira, autêntica, concreta e espetacular se concretizar na sua vida.
Agora, obviamente que não vou deitar e dormir. (Deixa a vida me levar, vida leva eu.)
Eu sou responsável pelo meu futuro. Eu faço meu futuro. Se as coisas não derem certo o Senhor estará comigo. Ainda é meu o dever lutar pelos meus sonhos. Sonhar é de Deus. Correr atrás é de Deus. Traçar projetos é de Deus. Isso pra mim não é uma filosofia, ISSO É EVANGELHO.
Antes de eu acreditar nas palavras de Paulo, de Elias ou de quem grande foi na Bíblia eu creio nas palavras do verbo encarnado. Nas palavras do que deu a esses todos (A Palavra). Paulo, João, Thiago e todos os outros só repetem Cristo, meros imitadores. Como Paulo mesmo dizia ser.
Crente não aceita a graça porque ela é simples de mais.
Ela não precisa seminário de cinco anos de Bacharelado, mais Mestrado e Doutorado pra entender, muito menos pra vivê-lo.
Mas o simples não dá dinheiro. O simples não enche Igrejas, pois se for SIMPLES eu entendo em casa mesmo e em casa não dá igreja cheia. O simples não vende CD. O simples não gera escravos do sistema que não vivem sem orações ou correntes de 7 dias.
O simples gera vida, gera amor, gera libertação, gera auto-suficiência em Cristo. E se não gerar nada disso então não é simples.
Espero ter sido claro, não só a ti, mas a quem mais leia.
Um abraço,
God bless You!!!
Alexsandro Monteiro
















