terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SOBRE AS PROFECIAS




Resposta:

Esse assunto surgiu numa conversa no MSN com um colega e resolvi por aqui pra vocês. Com certeza ta editado, mas a essência da conversa foi preservada.


Pow cara queria falar com você com respeito a profecias. O que você pode me esclarecer a respeito desse assunto? No geral?

Eu esclarecer? Quem sou eu? No máximo que posso é te confundir ainda mais... (rsrs)

Nunca parei pra pensar sobre esse assunto a fundo não, mas já que você tocou nele. Veremos onde vamos chegar.

VAMOS POR PARTE

A essa altura você já deve ter lido no dicionário que profecia é predição do futuro; oráculo; vaticínio; prognóstico;

Bem, pode-se conclui que:

Profetizar não é prever o futuro e sim determiná-lo.

Quando eu vejo o futuro e digo o que vai acontecer eu não estou profetizando a respeito dele e sim prevendo-o.

Os profetas não prevêem os acontecimentos e sim os determinam.

(Vou falar de Bíblia por que sei que você está interessado nela, porém, gosto de avaliar as coisas como um todo, não somente por um ângulo como crente normalmente faz. - rsrs)

Exemplos:

José (o do Egito) previa os acontecimentos e nem por isso ficou conhecido como O Profeta José.
Já outros como Daniel, que previa os acontecimentos, foi chamado de profeta. Esse não só previa simplesmente, mas entregava a profecia de Deus. (Mas tarde vou falar mais sobre isso).

Não vou dizer que seja regra, nem saberia dizer, mas me parece que normalmente o dom da premonição segue os profetas. Eles sentem o que está pra acontecer, pois estão sensíveis a isso.

Outra coisa que vejo é que profetizar não é uma exclusividade dos "Profetas" intitulado assim. Qualquer ser humano pode profetizar. O negócio é a tal coisa profetizada acontecer. Ai já são outros 500.

Então seria Fé?

Profecia tem a ver com Autoridade. Tem a ver com fé sim, mas é uma questão muito mais de autoridade espiritual em minha opinião.

Mais um exemplo:

Elias profetizou que não ia mais chover e segundo a Bíblia, por 3 anos aproximadamente não choveu. Numa terra onde as chuvas têm seu curso normal ele alterou o andamento das coisas. Ao profetizar a volta das águas, ai sim voltou a chover.

(Esse cara era sinistro - rsrs)

Ele alterou a natureza, isso sim é profecia. Não importam as circunstâncias àquilo que saiu da sua boca aconteceu. Obviamente que sem fé nada pode ser e nada faz sentido. Mas acredito que o foco é a autoridade. Homens com autoridade fizeram coisas inacreditáveis. Elizeu, seu sucessor, Daniel e até mesmo os apóstolos. Homens que suas sombras curavam. Autoridade espiritual, pra mim é o X da questão.

Profecia é uma palavra de autoridade. Seja o que for, doa em quem doer, custe o que custar se não se cumprir não havia autoridade, não passou de palavras ao vento. Não era profecia.

Agora entendo também que existe a PROFECIA PROFESSADA.

Como assim?

Professar não é profetizar. Professar é transmitir o que lhe foi dado. Ou seja, Deus te manda professar algo da parte Dele. Fazendo isso você estaria professando a profecia de Deus. Isso é professar uma profecia. Professar não requer autoridade e sim humildade de ser achado digno aos olhos de Deus a ponto de ser usado a falar algo da parte Dele.

Mais uma vez a questão seria: QUANDO É DE DEUS?

Simples, se for de Deus vai acontecer. Pronto!

Uma vez conversando com uma amiga sobre isso e falei pra ela o seguinte:

Quer saber quando é de Deus ou não?

As profecias de Deus têm Hora, Dia e Lugar pra acontecer.

A famosa PROFETADA. “Irmão eis que te digo por esses dias vai acontecer algo espetacular na sua vida”. (Pow, fala Sério!) Parece até horóscopo. - (hoje sua sorte ta boa, se você não comer você pode morrer de fome. Cuidado!) Assim eu não agüento. (rsrs)

Quer ver uma profecia que pra mim é fantástica. Encontra-se no livro dos II Reis 7:1-20, sobre uma profecia a um capitão do rei que duvidou da palavra do profeta e esse profetiza com respeito a sua morte. Com Dia, Hora e Lugar.

Outro também fantástico é Elias profetizando a cerca da morte de Jezabel e Acabe. Tudo acontece dentro do cronograma. Hora, lugar e forma. Isso é profecia se cumprindo do jeitinho que Deus falou que ia ser.

Cara Deus não te manda recadinho faltando vírgulas ou palavras.

É Simples, vamos pensar...

Se Ele se deu ao trabalho de usar alguém pra chegar até você e te dizer alguma coisa, você acha que Ele vai ficar te mandando enigmas? Ficar deixando coisas subentendidas? Sim-sim, não-não, Ou é ou não é, o que passar disso não provê de Deus.

E quando somos exortados? Tipo, se você não fizer isso ou aquilo você vai colher a ira de Deus ou coisa parecida?

Isso é simples. Por você temer a Deus e tudo que vem Dele ou diz-se vir Dele, te chama à atenção e te faz dar ouvido. Sabendo disso esses sujeitos quando querem escravizar o povo a primeira coisa que eles falam é isso:

Tenho uma mensagem de Deus pra você. Deixa seu dinheiro todo aqui se não você vai padecer. Se você não dizimar o DEVORADOR vai te levar tudo.

Quem quer padecer? Quem quer ter tudo consumido pelo devorador? Quem quer ir pro inferno? (Toma tudo aqui. Pode levar). No final o cara ainda fica com sensação de dever cumprido, não sabendo ele que por traz estão rindo da ingenuidade da criatura. (Pra não dizer coisa pior). Isso é psicologia barata!

Não vou me deter ao assunto Dízimo, em breve escreverei sobre isso, mas o fato é que os “chefes das bocas” evangélicas descobriram uma mina de ouro quando usam o nome de Deus. Mas não se preocupe, não será hoje e talvez a nossa geração ainda não veja, mas a hora deles todos está pra chegar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deus tem uma profecia pra você professada pela boca Dele próprio há Dois Mil anos atrás. Está lá em Mt 6:25 a 34. O que passar disso, em minha opinião, (então cuidado - rsrs) é ANÁTEMA.

Por que crente tem a mania de fica querendo saber o que vai acontecer amanhã?

EU O SENHOR TE SUSTENTAREI, EU O SENHOR ESTAREI CONTIGO, EU O SENHOR TE PROVEREI, NÃO ANDEIS ANSIOSOS, E o cara ainda hoje precisa ficar ouvindo “profeciazinhas paralelas” por que senão fica fraco espiritualmente sem fé.

Eis que EU Alexsandro Monteiro te digo: Nem que o Céu se abra sobre a cabeça desse sujeito ele ia Crer que a graça de Deus é suficiente pra ele. (rsrs)

Mateus 6 mudou a minha vida. Quando li esse capítulo nunca mais precisei nem de “cultinho” pra aumentar a minha auto-estima cristã. Toda vez que a merda vem e ela pode até demorar, mas vem pra todo mundo, eu sou confrontado com Mateus 6.

Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6.
Mateus 6...


A mensagem impregnou-se na minha mente, enraizou-se no meu coração e possuiu a minha alma. Não quero mais nada.

Deixa pra cada dia seu próprio mal e você vai ver o que é uma profecia verdadeira, autêntica, concreta e espetacular se concretizar na sua vida.

Agora, obviamente que não vou deitar e dormir. (Deixa a vida me levar, vida leva eu.)

Eu sou responsável pelo meu futuro. Eu faço meu futuro. Se as coisas não derem certo o Senhor estará comigo. Ainda é meu o dever lutar pelos meus sonhos. Sonhar é de Deus. Correr atrás é de Deus. Traçar projetos é de Deus. Isso pra mim não é uma filosofia, ISSO É EVANGELHO.

Antes de eu acreditar nas palavras de Paulo, de Elias ou de quem grande foi na Bíblia eu creio nas palavras do verbo encarnado. Nas palavras do que deu a esses todos (A Palavra). Paulo, João, Thiago e todos os outros só repetem Cristo, meros imitadores. Como Paulo mesmo dizia ser.

Crente não aceita a graça porque ela é simples de mais.
Ela não precisa seminário de cinco anos de Bacharelado, mais Mestrado e Doutorado pra entender, muito menos pra vivê-lo.

Mas o simples não dá dinheiro. O simples não enche Igrejas, pois se for SIMPLES eu entendo em casa mesmo e em casa não dá igreja cheia. O simples não vende CD. O simples não gera escravos do sistema que não vivem sem orações ou correntes de 7 dias.

O simples gera vida, gera amor, gera libertação, gera auto-suficiência em Cristo. E se não gerar nada disso então não é simples.

Espero ter sido claro, não só a ti, mas a quem mais leia.



Um abraço,

God bless You!!!




Alexsandro Monteiro

sábado, 20 de dezembro de 2008

ELA NÃO ME QUIS!



Texto

Desde pequeno eu já a amava.
Ela sempre foi tudo pra mim.
Sempre tudo que fiz, fiz pensando Nela.
Um dia fiz uma escolha, ficar com ela.
É pelo jeito ela não quer saber de mim.
Sinto-me só, abandonado, sem ELA.

Sabe o que é mais interessante?

Eu ainda a amo!


Um músico desempregado...


Escrevi esse desabafo há uns dois anos atrás, logo quando desisti da vida musical. Resolvi por ai pra vocês músicos refletirem... (rsrs)

By Alexsandro Monteiro

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AUTO-ESTIMA



Resposta:

Uma pessoa me perguntou como trabalhar a auto-estima. Mesmo não dominando tal assunto, tentei expor meus pensamentos, tanto limitado, porém com muita vontade de ser útil.

AUTO-ESTIMA

Essa é a definição do Wikipédia pra auto-estima:

Em psicologia ''auto-estima'' inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Condição psicológica temporária (estado de auto-estima). Finalmente, a auto-estima pode ser específica de uma dimensão particular. O nível e a qualidade da auto-estima, embora correlacionados, não são sinônimos. A auto-estima pode ser elevada, mas frágil (por exemplo, narcisismo) e baixa, porém segura (por exemplo, humildade).

Estima é avaliação, espera ou consideração, assim, a auto-estima nada mais é que uma auto-avaliação da capacidade que uma pessoa tem de confiar em si mesma. Ela não passa de uma avaliação subjetiva altamente influenciável.

Nossa auto-estima é influenciada por fatores naturais físicos, psíquicos e biológicos, de forma direta e indireta. Sem contar os fatores externos.

Acordamos, olhamos no espelho e dependendo de como nossos olhos nos vêem nesse dia é que definiremos como nos sentiremos no resto dele. Vai variar mais ainda se estivermos doentes, tristes, (TPM) entre outros...

Se não bastasse toda essa subjetividade com que nos auto-avaliamos, ainda somos subjugados a imagem que os outros fazem de nós.
Se recebemos elogios, bajulações e coisas do tipo, nossa auto-estima fica em alta. Mas caso sejamos destratados, criticados, acusados ou qualquer tipo de rumores a nosso respeito, nossa estima fica down.

Muitas vezes na busca de levantar essa estima as pessoas partem pra frases de auto-ajuda, pensamentos positivos, determinações induzidas e coisas do gênero.

Agora a pergunta é: Se todos nós temos, se faz parte de nós, como manter nossa estima sempre em alta? Como não se influenciar pelo externo? Na posição de Servos de Deus, como deveria ser minha auto-estima?

Entre essas e várias outras perguntas que podem ser geradas nesse ínterim, vou me deter a essas e tentar, mais uma vez, por a mente pra funcionar.

Chegando a conclusão óbvia que não sou expert no assunto, resolvi apenas pensar, mesmo como leigo e chegar a algumas deduções que, mesmo que não sejam cientificamente corretas, possam ser úteis.

Como manter nossa estima sempre em alta?

Falar de estima é falar de emotividade. O primeiro fator a tratar é o da estabilidade emocional. O índice de pessoas que têm problemas com auto-estima baixa é muito maior nas que não tem um equilíbrio emocional estável. Não estou falando de indivíduos com problemas mentais ou distúrbios emocionais, mas de pessoas que não conseguem manter, por exemplo, um estado de humor equilibrado. Sempre instáveis, vivem; ontem mal, hoje bem, amanhã vai saber... Equilibrando-se emotivamente será possível se estabelecer pontos mais seguros no que diz respeito à nossa auto-avaliação. Acredito que isso já seria um grande passo. – (rsrs)

Outra coisa também seria procurar levar a vida sem grandes expectativas. Sonhe, faça planos, ame, mas saiba que a vida é assim, cheia de altos e baixos. Ser estável não é nunca ter problemas (hakuna matata). Ser estável é entender que a vida tem caminhos diversos e eles às vezes nos põem em situações desconfortáveis, mas quando entendo que “O mundo dá voltas”, eu posso tirar tudo isso de letra.

Claro que no mundo da linguagem tudo parece simples. Só quem está vivendo sua fossa sabe como ela fede. Assim, alegre-se, cante, dance, sorria, faça amor. Não existe formula mágica pra se ficar sempre “UP”. Frase de livro de ficção: “Não são nossas atitudes que mostra(mostram) quem realmente somos, mas sim nossas escolhas”. Escolha ser feliz, escolha ser “UP”. Não tente ser, seja!

Como não se influenciar pelo externo?

Temos a natureza “socializada” de nos prendermos ao externo. Muitas vezes nos preocupamos mais com que os outros dizem e pensam a nosso respeito que com nossos próprios pensamentos sobre nós. Uma vez equilibrado nosso estado emocional vem o segundo passo a se dar, que eu chamaria de passo da liberdade.

É preciso se libertar dessa prisão social que nos encarcera em seus estereótipos nos subjugando a estética padronizada da sociedade. Enquanto não nos libertarmos disso ficaremos psicologicamente à mercê da estima sugerida. Ou seja, pra baixo se nos puserem pra baixo, pra cima, se nos puserem pra cima.

Ninguém é de ferro. Todos nós temos nossos dias de cão. Nossos traumas, nossas feridas e dores. Não precisamos de intenções, deduções ou suposições dos outros pra ficarmos mal ou bem com nós mesmos. Já possuímos nossos fatores internos, como cansaço, estafas, fadigas, TPMs e um monte de outros sintomas naturais.

O grande passo pra não deixarmos nos influenciar é estarmos bem resolvidos, psicologicamente, fisicamente e socialmente. Procurar não a auto-ajuda, mas se ajudar. Não palavras de auto-estima, mas vestir a camisa e mesmo quando as coisas não estiverem bem, sorrir, viver, ser feliz. A felicidade é um estado da alma não momento circunstancial. Pense nisso e as coisas começarão a fazer sentido. Outros ângulos serão vistos e conseqüentemente outras portas se abrirão.

Na posição de Servos de Deus, como deveria ser minha auto-estima?

Quem disse que servo de Deus não tem problemas? Na posição de servo de Deus minha auto-estima deveria ser como a de todo mundo. Sempre em alta de bem com a vida. Mas a vida não é um conto de fadas. (No mundo tereis aflições). Crente não é Super-Man. Crente é gente como todo mundo. A diferença está na sua crença e nas suas escolhas. Eu acredito que se eu entendo que Deus está comigo, se tenho ele como um amigo, companheiro, guia e protetor, obviamente, tenho muito mais motivos pra ficar bem comigo e com o mundo que quem está ou se sente sozinho.

Dias ruins todos nós temos. Estou me referindo a pessoas que vivem mal. Vivem em baixa, sentindo-se sempre menores, sempre desfavoráveis às outras. Servo de Deus tem dias ruins como todo mundo, porém não deve estar sempre em baixa, tipo: Dia no céu dia no inferno. Se Deus é o mesmo, se não me deixa, se não me abandona, então eu deveria ser sempre o mesmo. Sempre estável. Mas, obviamente nem sempre isso é possível. Mesmo Deus sendo o mesmo, eu sou falho, sou pequeno, sou carente sempre mais Dele.

Antes de ter postura de Servo de Deus eu preciso ser Servo de Deus. Esperar Nele, depender Dele e sempre confiar Nele. Se uma pessoa tiver essas características viverá como Servo de Deus e com Alta ou baixa auto-estima refletirá Deus pras pessoas.

Considerações finais

Reconhecer que não está bem e que não é normal ficar pra baixo sempre é um grande passo pra por a auto-estima em ordem.

Quando sua estima estiver em baixa procure Ele, o que levanta auto-estimas. Se alguém te Põe pra baixo, lembre-se que muitos o colocaram pra baixo. Lembre-se do que Ele passou e depois de tudo que te disse: “No mundo tereis aflições, não temas, Eu venci o mundo”. O que venceu o mundo pode te dar estrutura pra que venças também. Certo de que Nele encontraremos sempre motivos pra nos sentirmos cada dia mais confiantes e estáveis, paro por aqui.

Acredito que Ele cuidará da sua auto-estima, mesmo quando baixa ela estiver. Ele te dará paz e motivo pra levantar a cabeça e sorrir sempre.

No mais, isso foi tudo que eu pude espremer da minha mente. - (rsrs) Esse assunto é muito complexo e exige uma análise muito mais profunda. Coisa pra psicólogo, não psico-principiante honorário como eu. - (rsrs)

Se a coisa em algum momento ficar muito difícil, procurar ajuda especializada não é feio, muito pelo contrário, é mais que aconselhável. Tenho certeza que um bom papo com um profissional da área seria de grande valia.


Tudo que escrevi aqui não passa de uma análise superficial desse tema tão complexo. Nenhum conselho profissional ou especializado. Só uma idéia de um amigo preocupado em ser útil.



Beijo,

Fica com Deus!


By: Alexsandro Monteiro
Corrected by: Marcelo Feitosa

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O QUE FAREI EU PRA DEUS?



Resposta:

Esse texto foi me enviado por uma amiga. Eis ai minha opinião sobre esse tema


Oi,

Eu quero dividir algumas idéias e questionamentos com você.

Eu sempre fui inconformada com igreja e com minha participação nela. Não necessariamente participação em igreja, mas no reino de Deus. Inconformação com igreja é normal em quem pensa (rsrs). Você já sabe. Mas minha inconformação com a minha participação no Reino de Deus tá vindo à tona de novo. Eu tenho períodos de maior preocupação com isso e outros períodos em que isso fica latente. Mas tá sempre lá.

Por isso escolhi você pra compartilhar meus questionamentos, porque sei que você não vai me criticar nem ficar me analisando friamente e me colocando rótulos (fanática, crente, perdida, incrédula e etc.).

Bem... Eu nunca me senti à vontade em não fazer nada pra Deus.
E isso, a igreja (instituição) chama de fazer algo na igreja, pra servir aos irmãos e afins. Mas tirando essa coisa burocrática de trabalhar em igreja, eu me sinto incomodada a não ficar parada e fazer algo.

Tempos atrás eu tive uma crise grave de existência porque eu não via os propósitos de Deus pra minha vida. Eu nunca soube das promessas de Deus pra mim... (Específicas pra mim que eu digo). Sabe essas coisas de: pra que eu sirvo? Deus me fez pra quê?
Essa crise me fez questionar, chorar, reclamar, me revoltar e finalmente fazer com que eu sossegasse mesmo sem saber de nada disso.

E continuei sem saber, rss. Acredito que atualmente não me sinta neurótica por nunca ter ouvido Deus me falando: “Você vai ser isso, ou vai ter isso, ou eu tenho o propósito tal pra você, ou você vai me servir em tal área."

Mas acontece que me sinto incomodada por não fazer nada. Eu não sei quais são meus talentos. Eu sei quais não são, kkk. Tipo, eu não tenho jeito pra ir pra rua evangelizar, pra aparecer em público fazendo qualquer coisa e pra trabalhar com crianças, por exemplo.

Mas me sinto bem quando faço algo que ajuda pessoas de alguma forma, mas sem que isso seja espalhafatoso. Eu gosto de trabalhar com idosos. Eu gosto de cuidar da saúde das pessoas. Pra isso eu acho q fui criada... Pra ajudar de alguma forma. Mas não sei como.

Nesse sentido, tenho sido confrontada comigo mesma e até ouso dizer que por Deus. Tenho me sentido uma inerte pra Deus. Eu sinto falta de fazer algo, mas não sei o que nem como.

Eu prometo que não tenho vontade de sair pra entregar folhetos e evangelizar desconhecidos na rua. Prometo que não tenho vontade de cantar em coral, de tocar (já tive, hoje não mais) de dançar, de dar aulas regularmente na escola bíblica ou coisas do tipo.

Por outro lado, eu tenho consciência de que se eu me propuser a fazer qualquer coisa, mesmo sem saber o quê, eu vou acabar me encontrando em alguma coisa.

Mas por outro lado ainda (rsrs) eu me sinto tão perdida nesse mundo. Me sinto tão sem rumo que fico preocupada em pegar compromisso com algo e ter que largar logo depois por ter arrumado um emprego e ter que deixar o que me comprometi. Detesto abandonar as coisas em que eu invisto.

E tem o lado também de que sinto que eu deveria me entregar mais a Deus. Confiar mais nEle.

Eu tenho estado bastante intrigada em relação à minha situação de distância de Deus. Parece-me que não entrego minha vida, minhas decisões, minhas preocupações mais. Depois da crise sinistra que tive eu passei a colocar em cima de mim a responsabilidade de levar minha vida. Sou eu somente a responsável em tornar minha vida tranqüila, vencedora, com futuro decente. E no fundo no fundo, acho que Deus tem coisas mais importantes pra fazer do que me atender nas minhas egoístas petições.
Eu acredito nEle, sei que Ele me ouve. Sei que tá cuidando de mim e sei que tem o melhor pra mim. Sei disso tudo e aprendi a viver isso na crise. Aprendi a saber das coisas e não a ficar esperando eu sentir emoções. A isso (emoções) nunca me apeguei. Mas sinto certa distância de mim em relação a Deus.

Aí me questiono sempre: eu poderia fazer algo pra Deus. Eu poderia ajudar em alguma coisa. Eu poderia entregar minha vida, minha carreira, meus talentos, meus dons (que nem sei quais são) a Ele.

Gostaria que me falasse o que pensa sobre isso.

Quero saber o que pensa sobre "fazer algo pra Deus e até que ponto é cabível ir levando a vida, ir aceitando tudo o que acontece e ir esperando que as coisas aconteçam".


***


Bem vamos lá, pegou pesado dessa vez em... (rsrsr)

Eu acho que essas coisas que você conta fazem parte de um processo de crescimento aonde Deus vai te levando a um estado mais avançado a cada nível que você alcança. Como num GAME. Conforme você vai passando de fase, isso te faz crescer e te torna alguém mais pronta pra vida espiritual e física.

Teus questionamentos são mais uma parte do quebra cabeça que vai montar você mesma no final. Quando todas as peças tiverem encaixadas em seus devidos lugares, você estará completa e pronta!

Uma coisa eu posso garantir de antemão: Não serei eu quem vai te dizer onde encaixar tais peças. (rsrs) – Sem querer mistificar, acredito que seus questionamentos vêem de Deus e só Ele poderá esclarecê-los a você como você precisa. Mas na ânsia de te ajudar de alguma forma, pelo menos a caminhar e saber que podes contar com alguém, eu vou me pronunciar sobre algumas coisas que acho interessante falar.

Bem pra começo de conversa fica claro pra mim que sua insatisfação já é a resposta dela própria. Sim, pois sua insatisfação com tudo isso que você me conta é fruto deste incomodo existencial que você vive.

Como você mesma disse, o fato de sua angustia ser com respeito ao Reino e não Igreja (institucional) deixa ainda mais clara à idéia de que não se trata de um sentimento fruto de cobranças religiosas, mas de uma conscientização e carência da sua própria alma. A questão é: Até onde isso pode ser interpretado como sadio ou destrutivo? E o que você pode fazer pra se encontrar nisso tudo?


Vamos analisar alguns tópicos que acho interessante comentar.

Bem... Eu nunca me senti à vontade em não fazer nada pra Deus.

Estranharia se você se sentisse (rsrs). Você é salva e uma das características de um salvo é se incomodar. O desejo em fazer alguma coisa em favor do Reino é reflexo do que está dentro de você. Isso não é nada mais que sua essência servil, submissa e cristã (no sentido mais original da palavra) atuando em você. Sua alma busca servir a Deus em contrapartida que sua carne luta em se afastar de Dele.

Tempo atrás eu tive uma crise grave de existência porque eu não via os propósitos de Deus pra minha vida.

Isso sim é reflexo do “evangeliquês universal” que inventa milhares de propósitos como sendo padrão de vida cristã e quem não se enquadrar em algum desses, sem propósito está. Isso muitas vezes fica impregnado em nós e por mais que abominemos tais coisas, essas, mesmo que no subconsciente ainda nos oprimem. Mas não se preocupe a liberdade da sua mente (gerada pelo Espírito) cada dia mais te livrará dessas coisas.

Sobre seu questionamento aos propósitos de Deus pra você, também são frutos disso.

Eu nunca soube das promessas de Deus pra mim (específicas pra mim que eu digo). Sabe essas coisas de: pra que eu sirvo? Deus me fez pra quê?


O propósito de Deus pra você é o mesmo que pra mim ou pra qualquer outro. Que você seja feliz e viva o amor Dele!

“Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo e, sobre isso depende toda Lei e os profetas”.

É pra isso que você serve. Pra Servi-lo e adorá-lo. E posso te garantir que não existe nada mais maravilhoso que isso.

Mas acontece que me sinto incomodada por não fazer nada. Eu não sei quais são meus talentos. Eu sei quais não são...

Bem, sobre o incomodo já falamos, agora sobre os seus dons.

Dom é uma dádiva, privilégio, presente de Deus pra você. Seu talento está diante de você. Talvez você ainda não parou pra ver, mas ele já o é, já o faz, já está sendo exercido. Vou mostrá-lo com suas próprias palavras:

(Mas me sinto bem quando faço algo que ajuda pessoas de alguma forma, mas sem que isso seja espalhafatoso. Eu gosto de trabalhar com idosos. Eu gosto de cuidar da saúde das pessoas. Pra isso eu acho que fui criada... Pra ajudar de alguma forma).

Esses são seus talentos, seus dons seu presente. Continue exercendo-os com toda sua alma e você se sentirá cada dia mais completa e realizada.

Tenho me sentido uma inerte pra Deus. Eu sinto falta de fazer algo, mas não sei o que nem como.

Não espere algo mágico, místico ou espalhafatoso, como você mesma disse não ser seu objetivo. Simplesmente faça o que vier até você. Sim, você não precisa procurar nada. Eles virão a você na hora certa no momento que eles forem requisitados. Nem todo mundo tem um chamado de tempo integral na Obra de Deus. Isso é um chamado específico (chamado, não propósito). O fato de você, eu ou qualquer outro não ter esse “chamado”, não nos fazem menor que ninguém.

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. - (IPe. 4:10)

Leia também (IPe. 4:7-11)

Por outro lado, eu tenho consciência de que se eu me propuser a fazer qualquer coisa, mesmo sem saber o quê, eu vou acabar me encontrando em alguma coisa.

Mas uma vez você enxergou o problema e a solução. Não tenho dúvidas que você já sabe o que fazer e só posso dizer-lhe que siga seus impulsos e deixe que o Espírito Santo te guie e te conduza em teus propósitos.

Sinto-me tão sem rumo que fico preocupada em pegar compromisso com algo e ter que largar logo depois, por ter arrumado um emprego e ter que deixar o que me comprometi. Detesto abandonar as coisas em que eu invisto.

Não tenha medo ou receio de fazer o que lhe vier à mão pra fazer. Pois nada dura pra sempre e só vai durar o tempo que tem que durar. E mais, o fato de algo que você tenha pego pra fazer seja interrompido por motivo que for (uma vez tendo você entregado a Deus seu interesse em o fazer), esteja certa que só terminará na hora que Ele achar que é o tempo de parar. E se assim Ele precisar de você, em outro tempo, te requisitará para dar continuidade ou iniciar outra tarefa que lhe ache apta a fazer.

E tem o lado também de sintir que eu deveria me entregar mais a Deus. Confiar mais nEle.

Só posso dizer-lhe: Então se entregue e confie! (rsrs)

Depois da crise sinistra que tive eu passei a colocar em cima de mim a responsabilidade de levar minha vida. Sou eu somente a responsável em tornar minha vida tranquila, vencedora, com futuro decente. E no fundo no fundo, acho que Deus tem coisas mais importantes pra fazer do que me atender nas minhas egoístas petições.

Acho que você chegou a uma conclusão de serva quando diz que Deus tem coisas mais importantes pra fazer do que atender suas petições egoístas. (Pois se sua conclusão fosse que Deus tenha mais o que fazer que atender suas petições de filha, de serva, isso seria diabólico - rsrs).

Sobre sua crise, o fruto dela foi algo que te faz mal.
Colocar sobre você uma responsabilidade (Sou responsável de levar minha vida) é pra mim observado como adulto e maduro da sua parte, porém, a idéia de ser você a única responsável por suas vitórias e conquistas, tende afastar a participação de Deus na sua vida como teu guia. Você realmente é responsável por você. Isso é mais que claro. Deus não vai ficar fazendo suas obrigações e deveres, mas toma cuidado pra não se achar auto-suficiente e passar a tratar Deus como uma filosofia não uma pessoa real, presente e insubstituível na tua existência. Entender seu papel como ser humano é essencial pro seu desenvolvimento e amadurecimento espiritual, no entanto, é fundamental que tenhamos equilíbrio espiritual pra não nos tornarmos carnais ao ponto de não vermos mais Deus nas simples coisas da vida. Onde não conseguimos nem ao menos enxergar os milagres de Deus nas coisas mais simples e nos tornamos incrédulos e tão idiotas em realmente achar que somos capazes de qualquer coisa que seja.

Só está pronto pra viver entendendo sua parte na existência como responsável por tornar sua própria vida vencedora, quem já entendeu que de si mesmo nada é. Mas sei que você terá maturidade pra isso.

No mais, como já disse antes, não serei eu quem te vai dizer onde encaixar suas peças. Nada sou e nada posso se não confiar em Deus como meu único e suficiente Mestre, Administrador e Senhor da minha vida. Como você, tenho meu quebra cabeça pra montar e da minha parte, só sei que sem Ele, uma peça se quer saberia encaixar no lugar certo. Assim, tudo que faço é seguir em frente. Tudo que me vier à mão pra fazer, o farei. Meu dom é servir, só isso sei. O que passar disso não passa de dedução da minha parte. (rsrs)

Pra você termino te fazendo uma pergunta: Deus te ama mesmo quando você o nega. Mesmo quando você não acredita Nele. Está disposta a servi-lo mesmo quando não o sente? Pense nisso!


Deus abençoe você!




By: Alexsandro Monteiro
Corrected by: Marcelo Feitosa

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

SOBRE O DIVÓRCIO



Texto

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” - (Mt 19:9)

Claro que não podemos falar do assunto usando apenas esse texto, porém vamos apenas analisá-lo.

A palavra de Jesus em Mt 19 em minha opinião, não está restrita aquela época. “Não tem nenhuma evidência ou relato pra tão aceitação.” Ele foi muito claro e em nenhum momento se reteve ao contexto da época, muito pelo contrário, ele foi além da época.

Vejamos o texto:

3- Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?”
4- Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher 5- e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? 6- Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe”.


Jesus além de responder a pergunta explicar o propósito do casamento nos versículos 4 a 6 e logo no versículo 8, explica também o porquê de Moisés ter permitido o divórcio. E nesse texto, pra mim, é onde está a moral da história.

7- Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?”
8- Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas NÃO foi assim desde o princípio.


A permissão de Moisés não fazia do divórcio algo abençoado por Deus, uma vez que pela dureza de coração do homem (sua mania de sempre escolher o pior pra si), Deus, ainda dentro da Lei, permitiu tal prática.

Nisso concluímos que:

Primeiro, O plano de Deus sempre foi que o homem se unisse a uma mulher e com ela ficasse pra sempre. Até que a morte os separasse. (esqueçamos os ritos católicos) – Chamaremos de O ideal

Segundo, O ideal era ficar-se junto, porém sem amor não existe casamento, como já foi falado. Assim Deus aceitou que se divorciassem na busca de que ele (o homem) encontrasse o amor e em amor pudesse exercer o plano de benção que a união matrimonial propunha. - Chamaremos de Aceitável

Terceiro, pra Deus sempre foi e é Inaceitável que o homem use da liberdade do “aceitável” pra se dar em casamentos e divórcios sem amor. Ou seja, onde nem pra casar como pra se separar não existe amor algum. Tudo não passa de um jogo de idas e vindas e interesses pessoais. Onde o homem não só abusava no passado do direito de se divorciar como hoje também o faz.

9- “Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.

A palavra de Jesus não se resumia aquela época, mas a qualquer época. Suas palavras (de Jesus) são atemporais nunca se restringem as épocas ou momentos específicos. O que era pecado será pecado o resto da vida e o que nunca foi pecado nunca o será.

Os que se separavam, mesmo com a lei mosaica, cometiam adultério. O casamento sempre foi um plano de amor não de servidão. Assim o que seria pior? Viver casado sem amor e infeliz ou em adultério, porém com amor se casar com outro alguém e assim ser feliz finalmente?

Então me perguntariam: Existe diferença entre pecado? Obviamente que não. A questão não é o que causa menor ou maior pecado e sim o que gera vida. (Amor).

O plano de Deus é que o homem seja feliz em amor. O amor é maior que tudo, até que o próprio pecado.

Homem e mulher foram feitos pra serem uma só carne, um só casamento, porém, como sempre, o homem nunca quer seguir os padrões de Deus. Para Jesus era melhor que se fosse pra se separar, que nem chegassem a se casar, fica claro isso no versículo 10 e 11.

10- Os discípulos lhe disseram: “Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar”.
11- Jesus respondeu: “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado.


Em minha opinião, longe da pretensão de querer ser o dono da razão, o divórcio com ou sem lei dos homens, (como a própria lei mosaica concedia ao homem o direito do divórcio) continua sendo adultério. Exceto no caso que expressa no versículo 9. Porém, o divórcio, como já no AT, é uma brecha aberta pela graça que atemporalmente dá ao homem a valia de viver uma vida dentro de uma variável tida como aceitável, que lhe permita em amor (só em amor haveria graça de fato) se divorciar e ter a chance de ser feliz onde num primeiro plano não se pôde ser. Também quero que fique claro que mesmo que pela dureza de seu coração o homem quisesse viver o ideal de Deus, poderia ter em seu único casamento a graça de viver tal abundância. Ou seja, viver o versículo 6 até o fim de seus dias. Mas nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. (rsrsr)

Pra finalizar eu fico com a seguinte posição ao divórcio:

O ideal de Deus sempre é o melhor. (Portanto, o que Deus uniu ninguém separe).

Se for pra manter uma relação onde não haja amor (Por causa da dureza de coração de vocês), onde duas vidas a cada dia mais só sucumbem, que se divorcie e, dentro do aceitável, viva a graça de Deus em amor temor.

Continua sendo inaceitável que o homem se dê em divórcio sem amor. Sim, o amor é o centro de tudo é o que faz tudo ter sentido. Se acaso queira divorciar-se, que o faça por entender que isso será o melhor pra ambos, tendo sempre em vista o zelo pelo outro. Isso é amor ao próximo. Nunca o faça pela mediocridade de, sem ao menos tentar lutar pelo seu relacionamento, se divorcie por qualquer motivo que seja, fora o expresso no versículo 9. Ou que o faça por luxúria, lascívia ou simplesmente maldade humana.

Espero ter sido claro nos meus pensamentos. Desculpem meu megatexto, mas não dá pra tratar de um assunto desses e ser claro, sem expressar todos os pontos que envolvem a questão. Ainda assim sei que corro o risco de não ser entendido. – rsrsr

Meu carinhoso abraço fique com Deus!!!



Alexsandro Monteiro

Leiam também o texto (Ideal, Aceitável e inaceitável)

O IDEAL, O ACEITÁVEL E O INACEITÁVEL



Texto

Deus tem um caminho para o homem onde sua única intenção é que a vida do homem seja melhor, mais abundante, mais completa e mais feliz. Podemos chamar-la de “O ideal”.

Porém nem sempre é assim que as coisas funcionam. Muitas vezes nós mesmos escolhemos outro rumo, que não seria o errado, mas sem sobra de dúvidas não seria o ideal. Não to falando de pecado, mas daquilo que Deus planeja pra nós como uma caminho saudável. A própria lei das ordenanças (as que falavam das comidas, ritos e etc.), tinha o objetivo de fazer com que a vida do homem fosse melhor e mais sadia. Muitas vezes nós escolhemos um outro caminho onde não gozamos da totalidade da graça. Poderíamos chamá-lo de “aceitável”.

E claro o “inaceitável” é o que sempre foi e será. Tudo aquilo que vá contra os mandamentos de Deus que não existe argumento ou escape. O que fere a consciência do homem manchando seu coração gerando morte na alma.

Quero esclarecer que isso não é um estudo teológico, tese ou visão. Em breve vou escrever algo mais profundo sobre o assunto. Por enquanto apenas uma explanação simples de como eu vejo as coisas. Ok?


Alexsandro Monteiro

domingo, 26 de outubro de 2008

O PASTOR MAU



Resposta:

Participando de um site de debate, uma amiga nos contou a seguinte História.

O Pastor Mau

Paz a todos! Queria saber a opinião de todos sobre esse fato que vou contar...

Meu pai hoje é pastor de um ministério e na época que estava como evangelista (auxiliar de pastor) ele conheceu um rapaz que ao terminar os estudos começou a dedicar a sua vida na obra de Deus. Ele fazia Reuniões na igreja, evangelizava as pessoas na rua, na favela, fazia visita nos hospitais, em fim, ele dedicou a sua vida 24 horas para fazer com que o máximo de pessoas aceitasse a Jesus, pois para ele isso era o importante. Aceitar a Jesus e andar em sua palavra...
Os evangelistas dividiam os quartos, mas houve um dia em que todos foram para um congresso e ele teve que ficar cuidando da igreja. Antes de se dedicar somente para a obra ele já havia levado uma vida de prostituição e vícios, então um dia, ele sentiu um desejo muito grande de comprar uma revista pornográfica e uns cigarros, como ele mesmo disse (para matar a saudade), mas no outro dia o pessoal chegando, um deles encontrou a revista e levou até o pastor.
Ele quando foi chamado por seu líder ele falou a verdade. Que era dele a revista e não via problema algum ver. E este pastor na hora o mandou sair e nunca mais voltar.
Meu pai várias vezes foi atrás dele e tentou conversar. Ele não queria ouvir ninguém e se entregou completamente no mundo das drogas e prostituição. Infelizmente acabou morrendo de AIDS...


DE QUEM É A CULPA? COMO FICA A CONSCIÊNCIA DESSE PASTOR? SERÁ QUE ELE PENSA QUE O RAPAZ COLHEU O QUE PLANTOU? Que por ele estar vendo coisas pornográficas na casa de Deus, Ele simplesmente pesou Sua mão sobre ele chegando ao ponto de tirar-lhe vida?

Mas algum tempo depois ficamos sabendo que esse pastor batia em sua esposa. E DEUS, NÃO VAI PESAR A MÃO SOBRE ELE?


***

Segue minha resposta...


DE QUEM É A CULPA?


Quem não tem pecado atire a primeira pedra!

Acho que esse pastor nunca leu esse versículo, ou teve uma revelação impar de interpretação do mesmo. (rsrs)

Uma frase do Caio que pra mim ta entre as melhores dele é aquela sobre a igreja (sistema). A igreja é expert em afastar do céu aqueles que ela não quer no meio dela. Sem comentários...

Vamos às perguntas

E AGORA COMO FICA A CONSCIÊNCIA DESSE PASTOR?

Eu não posso está na mente dele, mas pelo que tudo indica a consciência dele fica bem por acreditar que fez algo de Deus. (Expurguei aquele câncer do meio do arraial do “Povo de Deus”)

SERÁ QUE ELE PENSA QUE O RAPAZ COLHEU O QUE PLANTOU E POR ELE ESTAR VENDO COISAS PORNOGRÁFICAS NA CASA DE DEUS, ELE SIMPLESMENTE PESOU SUA MÃO SOBRE ELE CHEGANDO AO PONTO DE TIRAR SUA VIDA?

Com certeza!

DEUS NÃO VAI PESAR A MÃO SOBRE ELE?

Está ai um problema gravíssimo e debatedor. Desculpem-me os que não gostam de ler meus textos enormes, mas isso eu quero falar. Assim quem não tiver muita paciência e tempo pra ler, pode parar por aqui e ficar com as respostas que já dei. (rsrs)

Quem sabe é Deus. Eu credito que Deus não é um ditador que nos fere com chicotes e algemas sempre que erramos. O pastor errou, mas repito o versículo: Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Temos que tomar cuidado pra não nos colocarmos na mesma posição dele, a de julgar. Quem julga é cristo. Como pastor ele tinha a obrigação de tratar com compaixão essa vida, porém muitas vezes ele é apenas mais um fruto desse evangelho deturpado que se prega por aí. Mas uma vítima do evangelhiquês universal que só pregam bênçãos, prosperidades, poder e tantas outras coisas, menos a verdade, menos a GRAÇA!
Não desfaz sua culpa, porém ele ainda é carente de misericórdia tanto quanto o rapaz.

Se ele vai ser punido ou não quem sabe isso é Deus, mas espero que ele um dia possa encontrar a graça e se arrepender dos seus pecados fazer como Davi no Salmo 51.

***

Sobre o rapaz, fico triste por ele não ter sido amado, mas uma coisa também não pode deixar de ser falado, ele não tinha a marca da promessa. A marca que nos faz filhos de Deus, salvos, lavados e remidos pelo sangue do cordeiro.

...Se entregou completamente no mundo das drogas e da prostituição e infelizmente acabou morrendo de AIDS...

O salário do pecado é a morte. A morte do rapaz foi fruto do seu pecado. Gente, ninguém vai pro inferno por causa de ninguém. Você é o único responsável por sua vida. O pastor cometeu um erro gravíssimo, porém não justifica o rapaz ter se entregado as paixões desse século. José foi rejeitado pelos seus próprios irmãos. Passou o pão que o Diabo amassou e com tudo virou governador do Egito. Deus tem um propósito para os eleitos e esses nunca serão desamparados. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e se esse rapaz tinha realmente um vinculo com Deus em sinceridade de espírito antes de tudo o que aconteceu, não tenho dúvidas que ele não teria se perdido e ainda que se perdesse, seria encontrado pelo Pastor dos Pastores. Aquele que quando uma de suas ovelhas se perde, deixa as 99 no aprisco e sai à procura da que se perdeu.

Assim, espero que ele tenha sido encontrado antes de morrer, talvez em seu leito, mas de uma coisa estou certo, nada nem a morte nem a vida poderá afastar-nos do amor de Deus! Se ele se perdeu não foi culpa do pastor e sim dele mesmo. Lembrando que isso não tira do pastor a responsabilidade de ter sido pastor, crente, salvo, cidadão, humano...

Pra você que agüentou ler até aqui, muito obrigado por sua paciência. Desculpe-me se enrolei muito, mas gosto de ser claro. Se você discordar de mim em alguma coisa fique a vontade para assim fazê-lo. (rsrs)



Amo vocês de mais, beijão na testa!




Alexsandro Monteiro

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS DEMÔNIOS PODEM PROVOCAR OU INTERFERIR EM FENÔMENOS DA NATUREZA?



Texto

Bem, por onde começar? Quando fiz essa pergunta fiz porque tudo que vem a minha cabeça eu resolvo pensar sobre. Fiz pra um amigo essa pergunta mas também não tenho a resposta, então vamos sair atrás dela.

Coisa complicada essa falar de seres espirituais. Como já falei aqui uma vez tudo que sabemos deles não passam de especulações, uma vez que a bíblia fala muito pouco e muitas coisas das quais fala, é muito criptografado, sem muita base pra conclusões exatas e acima de qualquer argumento contrário, ou seja, tudo que temos como base sobre esse assunto (mundo espiritual) são revelações particulares, (que se me permitem dizer são em sua maioria contrárias umas das outras. Ou seja, um diz ter tido a revelação de Deus “X” e outro, diz também ter tido de Deus a revelação só que “Y”. Complicado não?).

Como chegar a uma conclusão mais perto da lógica?
Primeiro se tratando de mundo espiritual nada tem lógica.

Segundo, “minha opinião particular”, mundo espiritual não é da nossa conta, mas como sempre nós temos a mania de querer saber o que não é da nossa conta. (rsrs)

Terceiro, O máximo que podem é se basear na bíblia, por mais fragmentada que seja o material nela encontrado a esse respeito, tentamos então conjecturar uma idéia com intenção de racionalização da mesma. O que é isso? Fazer com o que aquilo que não pode ser entendido na razão faça sentido racionalmente. Impossível, mas o máximo que cheguei foi a isso:


Se tudo está debaixo do comando de Deus. Nada acontece em que ele esteja no controle. Poder eles não tem pra nada, mas debaixo de uma Palavra vinda de Deus, não só eles, mas qualquer criatura poderia mudar, interferir ou manipular o universo se preciso.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” - (Rm.11:36)

Josué fez a terra parar de girar, Elias fez parar de chover por meses e fez cair fogo do Céu e queimar o holocausto. O próprio Jesus disse que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda moveríamos os montes.

Debaixo de uma palavra da parte de Deus, não só seres espirituais como carnais podem fazer coisas mirabolantes.

Os demônios podem provocar fenômenos da natureza, não! Podem interferir em seu andamento? Não! Eles também não podem fazer mágicas, ou tocar na tua vida, ou qualquer coisa que possamos imaginar. Não são seres poderosos ou superdotados de força sobrenatural. Eles só podem fazer o que lhe for permitido. Como qualquer outro ser vivente (existente).

O fato é que o mundo espiritual é regido por regras que não compete a eu entender, muito menos tentar explicar. O que consigo concluir é que no mundo espiritual as coisas são regidas por outro sistema. O porquê demônios atuam em áreas especificas e muitas vezes com demonstrações de poderes e coisas mais e, em outros casos, parecem tão a mercê de seres humanos mortais, que os expulsam e os repreendem tem apenas uma explicação: Vontade de Deus.

Porque em épocas da história cristão eram devorados por leões no Coliseu e em outro momento da história Daniel foi lançado em uma cova cheio deles e nem um arranhão lhe foi cometido? Vontade de Deus! E com a vontade de Deus eu nem me atrevo a tentar entender. Como diz o Caio: Nós não conseguimos nem nos entender quanto mais querer entender a Deus? (rsrs)

Assim, tudo não passa de suposições, especulações, pensamentos e nada mais.

Os demônios podem provocar ou interferir em fenômenos da natureza?

Minha resposta é como a do Vando:



Não sei! (rsrs)


Alexsandro Monteiro

sábado, 11 de outubro de 2008

Festa no Céu



Texto

Esse texto não é meu é de um amigo, porém acho que expressa tudo que eu poderia falar sobre o assunto.

Festa no Céu...

(Lucas 15, 7)

- “Há festa no céu quando um pecador de arrepende...”

É o que escutamos normalmente nas igrejas quando uma pessoa se “converte”. Ligar o ato de confissão pública ao arrependimento é o que se faz corriqueiramente nas igrejas hoje em dia.

De fato há festa no céu sim quando um pecador se arrepende de verdade, só que isso não se aplica somente a um recém chegado do “mundo”. Todos somos pecadores diante de Deus, tratados da mesma maneira e sujeitos as mesmas coisas. Será que só há festa no céu quando uma pessoa abandona o mundo e torna-se membro de uma igreja? Com certeza não, até mesmo porque o pecador que é digno de ser festejado no céu quando se arrepende, não é somente um alcoólatra que parou de beber por força de vontade e temor às leis da igreja, más eu e você que somos tão pecadores quanto ele, que independente de sermos visto como crentes erramos tanto quanto os que ainda vivem debaixo da escravidão do pecado, por mais que livres da escravidão, nada nos impede de pecar, por tanto, como pecadores que somos, devemos nos concertar e nos arrepender da mesma forma que alguém que acabou de conhecer a verdade, Cristo.

Festa no céu houve quando Davi rasgou seu coração ao Senhor, no Salmo 51, reconhecendo seu pecado, sua pequenez diante do Deus altíssimo e se entrega nos braços do pai pedindo perdão pelos seus erros, isso é ser segundo o coração de Deus.

No que depender de mim, haverá festa no céu todos os dias, uma vez que, todos os dias, eu sinto a necessidade de me arrepender de meus pecados.

Há festa no céu quando eu me arrependo.

Rodrigo Antônio

02/10/2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CRENTE PODE TER DEPRESSÃO?




Estudando sobre o assunto fui acometido de uma súbita descoberta. Eu ainda era crente e não sabia... (rsrs)

Eu não acreditava que um Crente, lavado e remido pelo sangue de Jesus pudesse ter depressão. Como eu, que tenho o Consolador e, esse vive dentro de mim todo tempo, posso ter depressão? Porventura ele não me consola mais?

O problema era que eu ainda contaminado pelo crentismo deixei de enxergar o lado racional da coisa. A mente humana. Sim, pois nela mora tudo que diz respeito a esse assunto.

A depressão é um estado da mente, assim o condicionamento da mente nos possibilita opor-se a essa ação ou não.

A questão era que por eu nunca ter ficado deprimido, o que não me faz melhor que ninguém, não me deixava entender a questão da condição mental de cada um. “Cada um sabe onde seu calo0 aperta”, diz o ditado.

Cheguei à conclusão que a palavra em si, (depressão) surte uma antipatia a aceitação da mesma, pois, normalmente atribuímos ao quadro depressivo uma atividade demoníaca, que não o é. A diferença de uma reação depressiva e demoníaca é que uma acontece na mente, já o outro, na alma.

A depressão é feita de freqüências, onde a solidão, angustia e afins, são apenas sintomas. O fato de se estar triste é um quadro de depressão, numa freqüência mais baixa, mas não deixa de ser. Como cisto. O Cisto é espécie de Câncer, porém, numa freqüência muito mais baixa. Assim se eu posso ficar triste, se eu posso ficar angustiado, porque não deprimido?

Crente pode ter depressão? Sim como crente pode pecar. Está em depressão é está em pecado? Não, a depressão em alguns casos é o reflexo do pecado, uma vez que se perco a minha fé num quadro depressivo, peco, pois, tudo que não provem de fé é pecado. O pecado não está na depressão, mas em perder a fé. Lembrando mais uma vez que depressão é um quadro psíquico não espiritual.

Opressão diabólica pode levar uma pessoa a ficar deprimida? Sim, porém são coisas diferentes, a depressão aparece como reflexo (da opressão), não como causa.

Se você alguma dia se encontrar nesse quadro aqui:

“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem”. - (Sl 31: 9-10)

Não se desespere! Jesus é o maior antidepressivo que já existiu. Aos sintomas de um quadro depressivo, seja ele em que freqüência que for, condicione a sua mente e volte-se pra cruz. Nos casos mais sérios não se sinta envergonhado, procure ajuda e de preferência de uma pessoa qualificada. Muitas vezes uma boa conversa pode resolver seu problema, mas se for mais complicado que isso procure ajuda médica, a ciência também é uma porta de Deus pra te abençoar. No mais, nunca se esqueça, Deus nunca te deixa só, nunca desiste de você e nunca te esquece, mesmo que você fique deprimido. Lembre-se, a culpa sempre é sua e nunca Dele.

“Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.” - (Sl 31:24)

Paz!


Alexsandro Monteiro

terça-feira, 16 de setembro de 2008

JUGO DESIGUAL (Por Outro Ângulo)



Texto

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” – IICo. 6:14

Acho que o texto é claro e satisfatório. Não existe comunhão entre a luz e as trevas. Assim, não tem nem mais o que se dizer, porém, todavia, no entanto... Eu queria analisar outro lado desse assunto.

Vamos analisar o termo julgo Desigual. Pra mim julgo desigual vai muito mais além de crente que casa com descrente. O jugo desigual começa na cabeça. Muitas pessoas vivem um jugo desigual dentro de seus casamentos por não terem enxergado detalhes antes de se casarem. Pois só viram que ambos eram crentes, porém, não viram que tinham diferenças gigantescas na mente. Não partilhavam dos mesmos sonhos, dos mesmos planos. A mulher queria ter filhos e o marido não, ou o marido sonhava em ser presbítero e exercer seu ministério em uma igrejinha enquanto a mulher sonhava em ser missionária e viajar pelo mundo, entre muitas outras situações, mas o fato é que quando casam descobrem que suas vidas não se completam e se frustram. Vivem um jugo desigual dentro do casamento, professando a mesma fé.

Eu nunca casei quem sou eu pra dar conselhos sobre o assunto? Porém, se você quiser arriscar, fique a vontade. (rsrs)
Assim, acho que o melhor caminho é a comunicação. Discuta, converse, debata, não entre numa relação que, espera-se durar pra toda vida, de olhos vendados, a quem das conseqüências. Nada frustra mais que você ver seu relacionamento não dar certo por SUA negligência. Não é preciso pensar igual, ou gostar das mesmas coisas, porém, se os objetivos não coincidirem, será perda de tempo.

“Não sofra pelo que sua decisão pode evitar” – R.C.F

Leia também esse blog de um amigo meu, muito legal!
Minha namorada é católica. O que faço?



Paz!



Alexsandro Monteiro

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O QUE NÃO ME CONTARAM...




Não me contaram que a graça não podia ser comprada
Não me contaram que pra ser salvo não é preciso pagar imposto
Não me contaram que pecado é tudo igual
Não me contaram que o pecado não está nas minhas ações
Não me contaram que falar mal da vida dos outros, pra Deus é tão maligno quanto matar ou adulterar
Não me contaram que eu sou livre pra pecar
Não me contaram que eu sou livre pra não pecar
Não me contaram que perdoar não é esquecer
Não me contaram que ser Santo não é ser politicamente correto
Não me contaram que ser diferente não tem nada a ver com a estética
Não me contaram que morrer para o mundo não é deixar de existir nele
Não me contaram que eu não determino nada
Não me contaram que Deus não é meu servo
Não me contaram que eu não devia ser hipócrita
Não me contaram que eu sou responsável pela minha vida não os outros
Não me contaram que eu podia não falar nada
Não me contaram que eu podia falar o que eu quisesse
Não me contaram que eu podia pensar
Não me contaram que eu podia ter meus próprios sonhos
Não me contaram que eu posso escolher amar

Não me contaram um monte de coisa quando me falaram de Deus.



Mas Ele me contou...




Esse texto tem a intenção de fazer você pensar sobre esses assuntos. Se você discorda de alguma coisa que eu disse que não me contaram, fique a vontade, deixe seu comentário aqui com seu e-mail ou me mande um e eu terei um maior prazer em discutir esses temas com você.

Uma grande abraço e fiquem na paz!



Alexsandro Monteiro

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

QUAL O PLANO DE DEUS PRA NOSSA VIDA?




Existe um jargão cristão que diz: Deus tem um plano pra sua vida! Qual seria esse tal Plano? Bem eu começo perguntando: Plano ou marketing?

Hoje em dia a frase “Deus tem um plano pra você” tem um sentido místico onde dizer que Deus tem um plano pra alguém faz a pessoa se sentir mais importante que as demais dando a elas um motivo (recompensativo) pra que elas passem para o lado de Deus. A famosa ajudinha pra Deus. (coitadinho de Deus se a gente não der uma forcinha pra ele o coitado não vai arrumar adepto nenhum) – rsrs – fala Sério né!

O evangelho deixou de ser pregado pelos motivos certos, (A Cruz que liberta), isso não (vende) o que vende é (PPP), Prosperidade, Poder e é claro, Planos.

O problema disso tudo é que os planos de Deus não são os mesmos planos da Igreja। O Plano de Deus é resgatar o homem do pecado e trazê-lo para sua maravilhosa Luz, e pra isso pagou um preço muito caro, preço de Cruz. Já a Igreja tem plano de trazer mais gente pro lado dito de (cá), desculpem-me os mais crentes, mas, mesmo que esses (crentes) não conheçam a verdade do evangelho. As Igrejas hoje em dia, falo no grupo não na individualidade, pois sei que existem pessoas que entenderam a graça mesmo ainda estando debaixo do sistema, elas (igrejas) estão gerando (crentes) cheio de sonhos e fantasias que os fazem acreditar num mundo de conto de fadas onde as pessoas vivem em função de planos e previsões fajutas que subjugam a mente de seus seguidores a uma dependência de novos planos pra que assim se sintam sempre vistos, amados e importantes pra Deus.

Deus já fez mais por nós que nós um dia vamos conseguir absorver nessa nossa mente primitiva, no que diz respeito à graça do evangelho. Faço minhas as palavras de Paulo:

“Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês”.
(Gl 4:19) - NVI

Os jargões não passam de frases de auto-ajuda que só servem pra alimentar a necessidade que um dia foi gerado na vida de (crentes) que ainda não conhece a Cruz que liberta pra que eles não morram em suas jornadas.

Quem conhece a cruz não precisa de planos A e B pra caminhar no evangelho. Como disse o Vando: “Todo o Plano de Deus está feito: "Está consumado".

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:5).

Você ainda precisa de mais alguma coisa?

Não preciso de Planos, Poderes ou Prosperidades pra servir a Cristo, pois tudo que eu preciso já tenho em Cristo.

O Plano de Deus é que nos tenhamos vida e a tenhamos em abundância... O plano é tudo isso que já foi falado aqui e como diz o Rev.: “Se Deus tem um plano pra minha vida esse plano é Dele e eu não tenho nada a ver com isso”. - (rsrs)


Alexsandro Monteiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O PECADO PODE ATRAPALHAR OU ATRASAR AS PROMESSAS DE DEUS?




Cara pra mim não tem como não levar em consideração a veracidade da promessa. Ou Deus falou ou não falou. Se Deus falou pode ter certeza que ele vai acontecer, com pecado ou sem pecado. O maior problema dessas profecias, principalmente de emprego, namoro, casamento e afins é que, o cara um dia vai arrumar um emprego, vai casar, vai namorar isso é mais que provável ai quando arrumar, o cara dizer: Não falei?! Ah, fala Sério!

Eu tenho uma promessa pra todos vocês que estão lendo o Blog: Todos vocês vão morrer um dia. Se não acontecer vocês podem me chamar de falso profeta. (rsrsr)

Uma vez ouvi uma coisa que achei muito interessante.

As promessas de Deus têm hora e lugar pra acontecer.

Leiam o capitulo 7 de II Reis e vocês verão o que é uma promessa verdadeira. Com data e hora e que se cumpre na integra. Pra mim as promessas de Deus são assim, sem margem de erros ou desculpas. (Ah, você pecou, por isso não aconteceu). Com Deus não tem meio termo. Se o homem pudesse interferir numa promessa de Deus (direta), pra ele mesmo ou terceiros então Deus não seria Deus!

***


Mas vamos assumir a colocação que Deus tenha realmente prometido a alguém, seja lá o que for, e entendendo como uma promessa real, eu vejo da seguinte forma:

O que Deus promete ele cumpre. A questão de o pecado atrasar alguma coisa não faz sentido, uma vez que Deus me conhece e é onisciente. Ele sabe se vou ou não pecar e se me promete alguma coisa já o faz dentro de todas as perspectivas. A questão é se ele me impuser regras pra obter a tal promessa, ai sim, as coisas vão variar de acordo com o que foi pré-definido. Na bíblia vemos várias vezes Deus fazendo muitas promessas ao povo com objeções. “Se vocês fizerem assim, Se vocês agirem assim, Se isso Se aquilo”. Promessas diretas serão cumpridas diretas e as que são emitidas com objeções responderão as tais objeções. Simples assim... Mas se me promete algo sem fazer observações é porque vai me dar e nada vai me afastar do que ele tem me prometido.

Um assunto muito usado pra dizer que você atrasa ou perde sua benção é o fato de Moises não ter entrado na terra prometida.
Primeiro Deus não disse que Moises entraria na terra prometida em momento algum. A ordem foi pra que ele levasse o povo. Se não entrou por que deu mole é problema dele e de Deus. Já é outro assunto, não tem nada a ver com promessa. O Povo entrou, pois era promessa, não a Moises, mas ao próprio povo. Eu acredito que minhas ações refletem sim naquilo que Deus tem pra mim, porém sobe promessa nada que eu faça pode atrasar o que Ele tem pra mim. Como diz o ditado: Promessa é divida e Deus não fica devendo a ninguém.

Pra terminar não posso deixar de escancarar aqui um pedido encarecido: CUIDADO com esse negócio de promessa de Deus. Deus disse isso Deus disse aquilo. CUIDADO!!!

Jesus fez uma promessa pra você na cruz, nenhuma promessa é maior que essa.

“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” – I Jo. 2:25

Se vivêssemos mais Mateus 6: 25-34, não ficaríamos mais interessados em novas promessas...



Valeu!!! A paz seja com vocês...



Ao Deus que promete e sempre cumpre, mesmo quando nós não cumprimos a nossa parte, a Ele toda glória, honra e adoração!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO? – (Parte - I)



A bíblia não responde essa pergunta. Como não responde um monte de outras. Sexo foi feito pro homem como um presente. O homem foi feito pra ter prazer e isso faz parte do ser do homem. Mesmo que alguns tentem sufocar isso em si mesmo, não adianta. Não se pode lutar contra sua essência e ganhar. Resposta a isso é que todo mundo mais cedo ou mais tarde se rende a ele, (Sexo). Como diria uma amigo, Tarda mais não falha. (rsrs)
Ai ouvimos: "Ah, mas eu casei virgem". Não to falando disso, to falando que você não agüentou ficar sem sexo, tanto que se casou. De uma forma ou de outra as pessoas buscam satisfação sexual isso ta dentro de nós, o que varia são os meios.

Amar alguém e assumir esse amor. Um casal mantém relações sexuais no intuito de satisfazer, não apenas a si, mas ao companheiro; isso sem importar a forma pra se alcançar tal coisa, isso se chama Casamento. Que chamaremos por hora de: Casamento de Fato.

Agora a pergunta mais adequada seria: É pecado fazer sexo antes do Casamento no papel?

Quem criou o papel? Sabemos e acredito não ser novidade pra ninguém que isso é criação humana, mas quem não sabia e acha que eu to ficando maluco que procure saber. Chega de querer tudo mastigadinho né. (rsrs)
Assim sexo antes do casamento no papel só é pecado pra quem considera o papel maior que o ato promovedor do casamento de fato.
“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado”. – (Rm. 14:23)

Depois leiam esse texto que acho ser muito interessante: http://www.abiblia.org/perguntasView.asp?id=212

A questão é:

A partir do momento que se existe um casamento de fato pra ser validado é preciso assumir a relação, pois se não, deixa de ser casamento e tornasse uma relação sexo casual. A própria bíblia, para os quem parte dela como linha de raciocínio, fala sobre isso.

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne" – (Gn. 2:24)

É preciso assumir o compromisso caso contrário não há casamento. A final de contas juridicamente casamento é um contrato, sendo assim tal ação das partes interessadas assumirem compromisso legal em interesse mutuo. Caso contrário ambos estarão apenas interessados em satisfazer seus desejos e não assumir seus direitos e deveres ante a sociedade.

Casamento, no que diz respeito à cerimônia não tem valor algum pra Deus. Seja ele de qualquer espécie religiosa. O que realmente Deus tem como casamento é o sentimento verdadeiro gerado entre um casal que seus interesses afetivos, emocionais e carnais estão entrelaçados na alma. Uma ligação que vai além das palavras que quando vividas com verdade acentua ainda mais o sentido da palavra amor e conjuga o verbo amar em todos os tempos verbais e não verbais.

Infelizmente as pessoas estão tão dominadas pelo sistema que não perdem um segundo do seu tempo pra pensar sobre as coisas. Eu receio que se as pessoas começassem a pensar só um pouco mais, muita coisa ia no mínimo se mexer e isso com certeza não seria nada bom pro sistema. Mas, eles não têm o que se preocuparem, não é verdade? Isso não vai acontecer. Ou vai?

Outro assunto semelhante a esse é o Sexo Fora Do Casamento. Mas isso já é outro assunto.

Por hora paro por aqui, como sempre tentando injetar em cada leitor que perde seu tempo lendo algo nesse blog o interesse pelo pensar, questionar e avaliar sempre e tudo,




Alexsandro Monteiro

terça-feira, 26 de agosto de 2008

SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO? - (Parte – II)




SEXO FORA DO CASAMENTO

Não devemos confundir sexo antes do casamento com sexo fora do casamento.
Dentro de tudo que já foi falado, em nenhum momento ninguém disse que sexo, mesmo sendo a abertura de um casamento de fato, dar direito às pessoas saírem fazendo sexo com todo mundo que já estão casadas. Debatemos que o casamento não é esse comércio pregado hoje. Discutimos também que sexo antes do casamento não existe, pois a partir do momento no qual se inicia uma relação entre duas pessoas, onde o sexo é um dos pilares dessa relação, dar-se mais um passo a relação, gerando assim um casamento de fato, que deve ser entendido e respeitado como tal.

Já se tratando do sexo fora do casamento. Uma vez assumido tudo que envolve o casamento, tal prática de maneira nenhuma seria por mim incentivado ou defendido. Independente de religião acredito que fidelidade faz parte do caráter e como tal é digno de ser respeitado e vivido. Como todo em contrato existem itens a serem debatidos, no casamento não seria diferente. Se o casal se responsabiliza por viver uma vida em fidelidade mutua devem cumprir como combinado.

E SOBRE OS CASAIS QUE ASSUMEM ENTRE SI QUE FIDELIDADE NÃO FAZ PARTE DA PEDRA FUNDAMENTAL DE SEU RELACIONAMENTO?

Uma frase popular muito interessante. “Briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Acredito que tudo que ocorre entre quatro paredes é da competência das partes envolvidas. Se assim assumem, assim vivam. Todo contrato é passivo de reajuste entre as partes, assim se tais reajustes não ferem os processos legais constituídos judicialmente como base pro casamento ao ver da justiça, nada tenho a declarar. Por mais que pra mim em particular não exista mais casamento, pelo menos não no contexto de casamento que propus aqui, mas sou relevante e passivo de novos critérios e posições a respeito do mesmo. Com tanto que não queiram me fazer engolir um processo esquematizado, planejado e comercializado com a total desapego a essência do que é o casamento de fato, estou disposto a ouvir, sim, propostas. Entendo que o casamento cerimonial e contratual é passivo de reavaliação, uma vez entendido que Deus não tem nada a ver com tais ações. Porém acredito também que o casamento de fato, aquele gerado por pessoas, não é passivo de intervenções legais ou ilegais. No máximo passivo de conversa entre os envolvidos, pois, sempre só eles podem defini-lo, descreve-lo e o mais importante, vive-lo de fato.


Mais uma vez, valeu, fiquem na paz!





Alexsandro Monteiro

O QUE É CASAMENTO?




Muito difícil escrever algo diferente do que já se foi dito. Essas perguntas têm as respostas que tem e pronto. É bom saber que existe um grupo onde em sua maioria os pensamentos são parecidos e o mais interessante, ninguém aprendeu com ninguém, simplesmente chegaram ao consenso de criticar e não engolir tudo sem mastigar primeiro. Não se satisfazem com respostas sem sentido e sempre procuram respostas lógicas com base e consistência. Cego guiando Cego não dá!

Essa é a definição geral de casamento: Casamento ou matrimônio/matrimônio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípicas é as relações sexual.

Eu vou mais longe, casamento é união, é a junção de duas coisas. Não qualquer união, mas a união que se harmoniza. Um acorde casa com o outro quando existe harmonia entre eles.

O fato é que o casamento como todo mundo já falou deixou de ser o que é e se tornou comércio (business). O Casamento se tornou um negócio, como o Natal, a Páscoa e muitas outras coisas também se tornaram. A indústria do casamento ganha milhões e todos querem sua fatia desse bolo. Até a igreja (Católica e Protestante) se vendeu a isso, cobrando valores altíssimos pra se realizar cerimônias e pregando uma teologia que eles sabem que não é bíblica. Contribuindo sempre para que o foco real do “Casar” se perca no caminho e o estereotipo da imagem (casamento) tenha mais peso que sua essência. (A Família)

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada mulher, e serão ambos uma só carne”. – (Gn. 2:23-24)

Eu passaria horas aqui falando sobre isso. Falando principalmente da imagem criada na mente das pessoas ao longo dos séculos, mas acho que isso não acrescentaria em nada. Só indignaria quem não tinha parado pra pensar nessas coisas.

Não sou contra o casamento no papel. Muito pelo contrário eu sou contra a qualquer ensinamento que pra fazer valer seus próprios valores, faça-se uso da Palavra (Bíblia) pra dar peso às idéias pessoais.


Que minha mãe não leia isso... (rsrsrs)




Alexsandro Monteiro

sábado, 23 de agosto de 2008

PODER DA PALAVRA


Esse é mais um tema macabro. Isso é uma salada do sabor perfeito para degustação de neopetencostais e afins... (rsrs)

Como sempre pensar faz bem. A bíblia diz que a palavra tem poder. Um fato que deve ser observado é que ela em momento algum diz que é qualquer palavra. A palavra a qual a bíblia fala que tem poder é a “Palavra” de Deus seja ela professada ou escrita.

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor eu não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”. – Mt.8:8

A palavra de Deus não tem poder ela é poder.Encontraremos também na Bíblia a “palavra” sendo usada também no sentido de “poder”, porém não o “poder divino”, mas o “poder de poder fazer” alguma coisa.

“Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?” -Ec. 8:4

O poder do Rei não é o poder divino, mas o poder de mandar e ter sua ordem cumprida. Não quero entrar no assunto de que toda autoridade vem de Deus etc. Mas apenas salientar que a Palavra que tem total poder para amaldiçoar ou abençoar é a de Deus ou a que por ele for concedida.

Quando escrevi no meu texto que acredito na maldição professada pelos pais, falo da autoridade espiritual que eles têm sobre nós, autoridade essa dada pelo próprio Deus. Se seu pai te diz que você é feio você não está condenado a ser feio, mas se ele diz:

_ Eu não te abençôo meu filho nisso que você quer fazer

Ai sim, essa palavra tem poder e as coisas podem desandar. Lembrando que o salvo não está sobre jugo! Como o Vando menciona na sua dissertação: “Diante dEle toda maldição perde sua força, porque A Palavra é sobre toda e qualquer palavra”. 10 essa colocação.

Falando da (palavra), no sentido geral, tem poder de motivar e desanimar. Não no sentido místico, mas de influência. O que você fala pra uma pessoa pode influência-la pro bem ou pro mal.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” – I Co.15:33

Isso não tem nada a ver com sobrenatural. O sobrenatural existe sim, já falei disso aqui, porém o texto se refere à lógica. Existe um ditado popular que diz: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. É um fato, as influências podem destruir uma vida como também pode salvar uma.

A “palavra de poder”, ainda falando no geral, tornou-se uma mandinga cristã, como a idéia principal do livro de Rhonda Byrne, “O Segredo”, onde a força do seu pensamento pode mudar sua vida. Aquilo que você sonha você alcança. Bla-bla-bla e bla-bla-bla... Assim às pessoas tem a idéia de que se (profetizarem) vai alcançar tudo o que quiserem. (Coloquei o profetizar entre parênteses porque não estou falando da “profecia” em si, mas no sentido como o Caio fala no texto do Marciano:

“Há muita mágica no meio evangélico. Cada vez mais. A maior parte da “igreja evangélica” se tornou pagã na sua consciência do mundo espiritual, e entregou-se à magia branca, de palavras, decretos, confissões positivas, palavras de ordem, e muito (sacrifício espiritual). Tudo isso é paganismo!

Como sempre o Caio falou tudo e muito mais. Eu creio em alguém maior que o sobrenatural. Nenhuma palavra, seja decretos ou ordenanças ou o que for, nada pode nos afastar do amor de Deus. Quem nos afasta, não de Deus, mas a sensação de distância quem cria somos nós mesmos. A palavra de Deus é a única que gera realmente vida ou morte, seja no mundo espiritual ou material. O resto não passa de meras intenções que podem sim servir de influência e quem sabe até abrir brechas pra coisas mais sérias, porém não tem poder algum por si só.

Lembrando que o certo não me pertence, só falo o que acho. Existe um ditado nordestino que diz: Todo penso é torto. (rsrs)

Assim...Paz seja com todos! Abraço de Macaco!!!!

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” – Co. 1:18



Alexsandro Monteiro
15/08/2008

O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO




No dicionário a palavra templo significa: (do latim templum - local sagrado) é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”- ICo. 6:19

Quando a bíblia fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo é desse templo que ela se refere, lugar da presença real da habitação de Deus. Na (NVI) o texto fica mais claro.

PROSTITUIÇÃO CONTRA O CORPO

A prostituição no dicionário é: (a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afetivos ou prazer. Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra.)No texto de ICo. 6:18 diz:

18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo

Esse texto é bastante obvio. Paulo não ta fazendo nenhuma revelação divina, ele expõe um fato apenas. Se a prostituição é o uso lascivo do corpo, nesse ato o (Templo) é profanado, assim se pecamos, no ato de se prostituir, contra o (Templo) pecamos, o Santuário do Espírito. No que se diz respeito à integridade prostituição é um pecado como outro qualquer. O texto não faz alusão a esse como sendo o pior de todos ou coisa parecida. Como o Vando falou no seu texto:
“Paulo apenas os quer fazer enxergar das tolices que faziam. Sendo eles irmãos agiam ainda como pagãos”.

Não existe pecadinho pecadão a sociedade é que faz tal diferença.Leia esse pedaço de um texto do Caio que já foi postado aqui:

4. Vem ainda a preocupação—no caso de evangélicos—com o destino eterno da alma do filho. “Vai pro inferno!”—é o vaticínio da religião. Eu não consigo ver assim. Quando a Bíblia diz que efeminados, adúlteros, feiticeiros, idólatras e outros—irão ter um destino “danado”, ela está falando do "ser" dessas pessoas. Por isto é que ela também fala dos facciosos, arrogantes, invejosos, sem afeição natural, roubadores, mentirosos, covardes, e “juízes” do próximo, como estando no mesmo barco. Ora, se você quer tratar o assunto na base dos “grupos de risco” para o inferno, coloque-se no mesmo barco - você, sua esposa, seus outros filhos, seus pastores, a “igreja” e o resto da humanidade—pois, a natureza humana, objetiva ou subjetivamente, é assim: caída. Somos salvos--todos nós--pela Graça de Jesus!
Sem comentários né.. (rsrs)

O templo do Espírito é o lugar onde Deus visita ele deve estar sempre bem apresentável e bem cuidado. Não no estereotipo, mas na essência. Porém, a graça é maior que tudo. Como eu disse no texto da Pílula Vermelha: “A graça é bem maior que a minha mente pode compreender...” – não existe pecado que não possa ser perdoado, a saber o contra o Espírito Santo. Atenção: Contra o Espírito Santo, não contra o templo. Pois se você peca contra mim e eu sou o templo do Espírito, você não peca contra o (Espírito Santo), mas contra o Templo Dele, mas se você pecar contra mim e se arrepender Deus te perdoará. Não confundamos isso. (Deixa o assunto de blasfêmia contra o espírito Santo pra uma outra enquête por favor. – rsrs).

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem...” – Mc. 3:28

Assim paro por aqui. A paz seja com todos!

Alexsandro Monteiro
28/07/2008

BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES




Esse assunto realmente é sinistro. É alvo de grande misticismo evangélico e normalmente usado como arma para enganar as pessoas e subjugá-las a uma servidão mental. Sabemos que esse assunto é real e independente do que muitos maliciosamente use-os de forma tão desprezível, o assunto continua sendo importante e deve ser visto com muita atenção.

Quero começar minha explanação falando sobre o que a bíblia fala com relação a Bênçãos e Maldições. Falar de coisas que envolvem o mundo espiritual é sempre muito complicado, pois muitas coisas não estão claras e cada um fala de sua própria revelação e muitas vezes essas revelações divergem entre si, mas o que sempre têm em comum é que todas juram vir da mesma fonte, Deus. Isso deixa tudo mais complicado. Não quero levantar a questão de se Deus revelar ou não. Tradicionalismo ou pentecostalismo. Quero me deter ao assunto sugerido apenas e tentar não fugir dele.

A bíblia fala varias vezes sobre esse assunto. Em diversos textos e contextos. Todos nós sabemos o que é bênção e o que é maldição. O que quero salientar aqui é o uso disso.
A bênção não traz problema nenhum, afinal se trouxesse não era bênção, assim vamos falar de maldição, essa sim dá trabalho. (rsrs)

Entre as maldições vou começar por uma interessante que o Luciano mencionou no seu parecer sobre a enquete quando comentou sobre a maldição hereditária. Essa é chata pra caramba. (rsrs) Segmentos como G12 e outras ramificações neopentecostais adoram isso. A única maldição que acredito é aquela que impede as pessoas de pensarem. Carregamos muita maldição de nossos pais mesmo. Nasci assim, vou morrer assim. Entre outras rejeição e comiseração fazem parte desse cardápio de mentiras satânicas para aprisionar a mente das pessoas e fazê-las dependentes de uma libertação que nunca vem por inteiro, deixando-os sempre precisando se desgarrar de alguma coisa. Eles não estão errados em dizer que o homem carrega uma maldição herdada pelos seus pais. Todos nós carregamos a maldição de deixada por Adão. E a bíblia diz em (Êxodo. 20. 5-6) que Deus visita até a quarta geração em maldição, Como o Rodrigo ressaltou, porém, eles só esqueceram de um detalhe, nada supera a Cruz. O Luciano escreveu outra coisa muito interessante: “resumindo a única maldição que se pode temer é a de não crer em Cristo”. (Luciano)

Nada desvalida a cruz. Alguns segmentos neopentecostais sugerem que você não é salvo quando se converte. Acredita nisso? (rsrs) Você é salvo pra ser salvo. Ou seja, você é livre pra escolher ser salvo. Um absurdo! A cruz não nos liberta pro direito de ser libertos ela nos liberta das maldições do pecado.

cO sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.” - IJo. 1:7

Todas nossas maldições sejam quais forem foi consumada na cruz com Cristo.

“Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”. 19

Outro texto que pra mim é o mais definitivo, como o Cleber mesmo o citou:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” - II CO. 5:17

Quando em nova criatura nos tornamos as velhas maldições já não nos alcançam mais. Sim, digo velhas, porque acredito que mesmo salvo e tendo certeza de minha salvação eu ainda sou falho e posso tomar atitudes que podem me prejudicar. O mundo espiritual é real, por mais que tudo que sabemos dele é muito fragmentado sabemos que só podemos vê-lo e entende-lo pela fé. Uma frase de Shakespeare que sempre me chamou atenção:
“Existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor nossa vã filosofia...”

Na bíblia o assunto também está relacionado a consequências pós decisões, atribuído ao reflexo de uma escolha. Minhas decisões podem sim trazer a mim maldições, porém nada nos separa do amor de cristo (Rm 8:39). Ou seja, maldições que podem complicar minha vida no que se diz respeito à impossibilidade da bênção de Deus chegar até mim. Sem misticismos nem mandingas. Tudo que não é benção é maldição. Partindo desse princípio é que acredito que nós podemos abrir brechas espirituais que nos afastam das bênçãos que estavam preparadas pra nós, mas nunca de Deus.

Pra finalizar quero falar também das maldições profanadas por terceiros.
Existem pessoas que vivem em completo pânico no que se diz respeito a maldições, pragas e afins. Sempre com pé de coelhos, trevos de quatro folhas e etc. Mas será que a as maldições profanadas por terceiros poderiam nos alcançar? Sim e Não. Vamos começar pelo Não. Um salvo não pode está de baixo de jugo, pois Ele levou sobre si o nosso jugo..

“Estais, pois, firmes na liberdade com Cristo que nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”Gl. 5:1

A parte do Sim. Eu respeito um tipo de maldição, como já falei antes, ela não pode tirar nossa salvação, porém, ela pode sim complicar nossas vidas, de forma que realmente é preciso a intervenção de Deus para que tais maldições não cheguem a nossa tenda e muitas vezes que seja quebrada, eu falo das maldições profanadas pelos nossos Pais. Eles têm autoridades sobre nossas vidas. Suas bênçãos e maldições professadas a nós, têm sim um peso no mundo espiritual muito grande. O mundo espiritual é muito complexo e não quero me deter a ele agora, mas eu se crermos que nossos pais podem nos abençoar, por que não amaldiçoar. A chave de tudo pra mim é isso. Quem tem autoridade espiritual pra abençoar também tem pra amaldiçoar. Se você não acredita nisso então não sei por que pedir (Bença pai, bença mãe!) não faz sentido...
Mas se seus pais te amaldiçoarem, não temem! O Deus que te salvou das garras de Satanás também é capaz de te salvar dessas maldições.

Ah, pra não parecer contradição, que fique claro que estou falando de pós-conversão e não antes. A Cruz me liberta de tudo que estava pra traz...

Bem, acho que terminei meu livro. Espero que tenha sido claro em minha dissertação. Acho esse assunto um daqueles onde cada um tem sua própria interpretação da coisa, porém nada que interfira na vida dos outros. Assim, dependendo a foram que você enxerga será a forma que você vai viver. Não são as bênçãos o as maldições que interferem na nossa vida e sim a forma com que eu lido com elas.
Abração pra vocês e a paz seja com todos.


Alexsandro Monteiro
20/07/2008