sábado, 23 de agosto de 2008

BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES




Esse assunto realmente é sinistro. É alvo de grande misticismo evangélico e normalmente usado como arma para enganar as pessoas e subjugá-las a uma servidão mental. Sabemos que esse assunto é real e independente do que muitos maliciosamente use-os de forma tão desprezível, o assunto continua sendo importante e deve ser visto com muita atenção.

Quero começar minha explanação falando sobre o que a bíblia fala com relação a Bênçãos e Maldições. Falar de coisas que envolvem o mundo espiritual é sempre muito complicado, pois muitas coisas não estão claras e cada um fala de sua própria revelação e muitas vezes essas revelações divergem entre si, mas o que sempre têm em comum é que todas juram vir da mesma fonte, Deus. Isso deixa tudo mais complicado. Não quero levantar a questão de se Deus revelar ou não. Tradicionalismo ou pentecostalismo. Quero me deter ao assunto sugerido apenas e tentar não fugir dele.

A bíblia fala varias vezes sobre esse assunto. Em diversos textos e contextos. Todos nós sabemos o que é bênção e o que é maldição. O que quero salientar aqui é o uso disso.
A bênção não traz problema nenhum, afinal se trouxesse não era bênção, assim vamos falar de maldição, essa sim dá trabalho. (rsrs)

Entre as maldições vou começar por uma interessante que o Luciano mencionou no seu parecer sobre a enquete quando comentou sobre a maldição hereditária. Essa é chata pra caramba. (rsrs) Segmentos como G12 e outras ramificações neopentecostais adoram isso. A única maldição que acredito é aquela que impede as pessoas de pensarem. Carregamos muita maldição de nossos pais mesmo. Nasci assim, vou morrer assim. Entre outras rejeição e comiseração fazem parte desse cardápio de mentiras satânicas para aprisionar a mente das pessoas e fazê-las dependentes de uma libertação que nunca vem por inteiro, deixando-os sempre precisando se desgarrar de alguma coisa. Eles não estão errados em dizer que o homem carrega uma maldição herdada pelos seus pais. Todos nós carregamos a maldição de deixada por Adão. E a bíblia diz em (Êxodo. 20. 5-6) que Deus visita até a quarta geração em maldição, Como o Rodrigo ressaltou, porém, eles só esqueceram de um detalhe, nada supera a Cruz. O Luciano escreveu outra coisa muito interessante: “resumindo a única maldição que se pode temer é a de não crer em Cristo”. (Luciano)

Nada desvalida a cruz. Alguns segmentos neopentecostais sugerem que você não é salvo quando se converte. Acredita nisso? (rsrs) Você é salvo pra ser salvo. Ou seja, você é livre pra escolher ser salvo. Um absurdo! A cruz não nos liberta pro direito de ser libertos ela nos liberta das maldições do pecado.

cO sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.” - IJo. 1:7

Todas nossas maldições sejam quais forem foi consumada na cruz com Cristo.

“Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”. 19

Outro texto que pra mim é o mais definitivo, como o Cleber mesmo o citou:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” - II CO. 5:17

Quando em nova criatura nos tornamos as velhas maldições já não nos alcançam mais. Sim, digo velhas, porque acredito que mesmo salvo e tendo certeza de minha salvação eu ainda sou falho e posso tomar atitudes que podem me prejudicar. O mundo espiritual é real, por mais que tudo que sabemos dele é muito fragmentado sabemos que só podemos vê-lo e entende-lo pela fé. Uma frase de Shakespeare que sempre me chamou atenção:
“Existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor nossa vã filosofia...”

Na bíblia o assunto também está relacionado a consequências pós decisões, atribuído ao reflexo de uma escolha. Minhas decisões podem sim trazer a mim maldições, porém nada nos separa do amor de cristo (Rm 8:39). Ou seja, maldições que podem complicar minha vida no que se diz respeito à impossibilidade da bênção de Deus chegar até mim. Sem misticismos nem mandingas. Tudo que não é benção é maldição. Partindo desse princípio é que acredito que nós podemos abrir brechas espirituais que nos afastam das bênçãos que estavam preparadas pra nós, mas nunca de Deus.

Pra finalizar quero falar também das maldições profanadas por terceiros.
Existem pessoas que vivem em completo pânico no que se diz respeito a maldições, pragas e afins. Sempre com pé de coelhos, trevos de quatro folhas e etc. Mas será que a as maldições profanadas por terceiros poderiam nos alcançar? Sim e Não. Vamos começar pelo Não. Um salvo não pode está de baixo de jugo, pois Ele levou sobre si o nosso jugo..

“Estais, pois, firmes na liberdade com Cristo que nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”Gl. 5:1

A parte do Sim. Eu respeito um tipo de maldição, como já falei antes, ela não pode tirar nossa salvação, porém, ela pode sim complicar nossas vidas, de forma que realmente é preciso a intervenção de Deus para que tais maldições não cheguem a nossa tenda e muitas vezes que seja quebrada, eu falo das maldições profanadas pelos nossos Pais. Eles têm autoridades sobre nossas vidas. Suas bênçãos e maldições professadas a nós, têm sim um peso no mundo espiritual muito grande. O mundo espiritual é muito complexo e não quero me deter a ele agora, mas eu se crermos que nossos pais podem nos abençoar, por que não amaldiçoar. A chave de tudo pra mim é isso. Quem tem autoridade espiritual pra abençoar também tem pra amaldiçoar. Se você não acredita nisso então não sei por que pedir (Bença pai, bença mãe!) não faz sentido...
Mas se seus pais te amaldiçoarem, não temem! O Deus que te salvou das garras de Satanás também é capaz de te salvar dessas maldições.

Ah, pra não parecer contradição, que fique claro que estou falando de pós-conversão e não antes. A Cruz me liberta de tudo que estava pra traz...

Bem, acho que terminei meu livro. Espero que tenha sido claro em minha dissertação. Acho esse assunto um daqueles onde cada um tem sua própria interpretação da coisa, porém nada que interfira na vida dos outros. Assim, dependendo a foram que você enxerga será a forma que você vai viver. Não são as bênçãos o as maldições que interferem na nossa vida e sim a forma com que eu lido com elas.
Abração pra vocês e a paz seja com todos.


Alexsandro Monteiro
20/07/2008

Nenhum comentário: