quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO? – (Parte - I)



A bíblia não responde essa pergunta. Como não responde um monte de outras. Sexo foi feito pro homem como um presente. O homem foi feito pra ter prazer e isso faz parte do ser do homem. Mesmo que alguns tentem sufocar isso em si mesmo, não adianta. Não se pode lutar contra sua essência e ganhar. Resposta a isso é que todo mundo mais cedo ou mais tarde se rende a ele, (Sexo). Como diria uma amigo, Tarda mais não falha. (rsrs)
Ai ouvimos: "Ah, mas eu casei virgem". Não to falando disso, to falando que você não agüentou ficar sem sexo, tanto que se casou. De uma forma ou de outra as pessoas buscam satisfação sexual isso ta dentro de nós, o que varia são os meios.

Amar alguém e assumir esse amor. Um casal mantém relações sexuais no intuito de satisfazer, não apenas a si, mas ao companheiro; isso sem importar a forma pra se alcançar tal coisa, isso se chama Casamento. Que chamaremos por hora de: Casamento de Fato.

Agora a pergunta mais adequada seria: É pecado fazer sexo antes do Casamento no papel?

Quem criou o papel? Sabemos e acredito não ser novidade pra ninguém que isso é criação humana, mas quem não sabia e acha que eu to ficando maluco que procure saber. Chega de querer tudo mastigadinho né. (rsrs)
Assim sexo antes do casamento no papel só é pecado pra quem considera o papel maior que o ato promovedor do casamento de fato.
“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado”. – (Rm. 14:23)

Depois leiam esse texto que acho ser muito interessante: http://www.abiblia.org/perguntasView.asp?id=212

A questão é:

A partir do momento que se existe um casamento de fato pra ser validado é preciso assumir a relação, pois se não, deixa de ser casamento e tornasse uma relação sexo casual. A própria bíblia, para os quem parte dela como linha de raciocínio, fala sobre isso.

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne" – (Gn. 2:24)

É preciso assumir o compromisso caso contrário não há casamento. A final de contas juridicamente casamento é um contrato, sendo assim tal ação das partes interessadas assumirem compromisso legal em interesse mutuo. Caso contrário ambos estarão apenas interessados em satisfazer seus desejos e não assumir seus direitos e deveres ante a sociedade.

Casamento, no que diz respeito à cerimônia não tem valor algum pra Deus. Seja ele de qualquer espécie religiosa. O que realmente Deus tem como casamento é o sentimento verdadeiro gerado entre um casal que seus interesses afetivos, emocionais e carnais estão entrelaçados na alma. Uma ligação que vai além das palavras que quando vividas com verdade acentua ainda mais o sentido da palavra amor e conjuga o verbo amar em todos os tempos verbais e não verbais.

Infelizmente as pessoas estão tão dominadas pelo sistema que não perdem um segundo do seu tempo pra pensar sobre as coisas. Eu receio que se as pessoas começassem a pensar só um pouco mais, muita coisa ia no mínimo se mexer e isso com certeza não seria nada bom pro sistema. Mas, eles não têm o que se preocuparem, não é verdade? Isso não vai acontecer. Ou vai?

Outro assunto semelhante a esse é o Sexo Fora Do Casamento. Mas isso já é outro assunto.

Por hora paro por aqui, como sempre tentando injetar em cada leitor que perde seu tempo lendo algo nesse blog o interesse pelo pensar, questionar e avaliar sempre e tudo,




Alexsandro Monteiro

terça-feira, 26 de agosto de 2008

SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO? - (Parte – II)




SEXO FORA DO CASAMENTO

Não devemos confundir sexo antes do casamento com sexo fora do casamento.
Dentro de tudo que já foi falado, em nenhum momento ninguém disse que sexo, mesmo sendo a abertura de um casamento de fato, dar direito às pessoas saírem fazendo sexo com todo mundo que já estão casadas. Debatemos que o casamento não é esse comércio pregado hoje. Discutimos também que sexo antes do casamento não existe, pois a partir do momento no qual se inicia uma relação entre duas pessoas, onde o sexo é um dos pilares dessa relação, dar-se mais um passo a relação, gerando assim um casamento de fato, que deve ser entendido e respeitado como tal.

Já se tratando do sexo fora do casamento. Uma vez assumido tudo que envolve o casamento, tal prática de maneira nenhuma seria por mim incentivado ou defendido. Independente de religião acredito que fidelidade faz parte do caráter e como tal é digno de ser respeitado e vivido. Como todo em contrato existem itens a serem debatidos, no casamento não seria diferente. Se o casal se responsabiliza por viver uma vida em fidelidade mutua devem cumprir como combinado.

E SOBRE OS CASAIS QUE ASSUMEM ENTRE SI QUE FIDELIDADE NÃO FAZ PARTE DA PEDRA FUNDAMENTAL DE SEU RELACIONAMENTO?

Uma frase popular muito interessante. “Briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Acredito que tudo que ocorre entre quatro paredes é da competência das partes envolvidas. Se assim assumem, assim vivam. Todo contrato é passivo de reajuste entre as partes, assim se tais reajustes não ferem os processos legais constituídos judicialmente como base pro casamento ao ver da justiça, nada tenho a declarar. Por mais que pra mim em particular não exista mais casamento, pelo menos não no contexto de casamento que propus aqui, mas sou relevante e passivo de novos critérios e posições a respeito do mesmo. Com tanto que não queiram me fazer engolir um processo esquematizado, planejado e comercializado com a total desapego a essência do que é o casamento de fato, estou disposto a ouvir, sim, propostas. Entendo que o casamento cerimonial e contratual é passivo de reavaliação, uma vez entendido que Deus não tem nada a ver com tais ações. Porém acredito também que o casamento de fato, aquele gerado por pessoas, não é passivo de intervenções legais ou ilegais. No máximo passivo de conversa entre os envolvidos, pois, sempre só eles podem defini-lo, descreve-lo e o mais importante, vive-lo de fato.


Mais uma vez, valeu, fiquem na paz!





Alexsandro Monteiro

O QUE É CASAMENTO?




Muito difícil escrever algo diferente do que já se foi dito. Essas perguntas têm as respostas que tem e pronto. É bom saber que existe um grupo onde em sua maioria os pensamentos são parecidos e o mais interessante, ninguém aprendeu com ninguém, simplesmente chegaram ao consenso de criticar e não engolir tudo sem mastigar primeiro. Não se satisfazem com respostas sem sentido e sempre procuram respostas lógicas com base e consistência. Cego guiando Cego não dá!

Essa é a definição geral de casamento: Casamento ou matrimônio/matrimônio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípicas é as relações sexual.

Eu vou mais longe, casamento é união, é a junção de duas coisas. Não qualquer união, mas a união que se harmoniza. Um acorde casa com o outro quando existe harmonia entre eles.

O fato é que o casamento como todo mundo já falou deixou de ser o que é e se tornou comércio (business). O Casamento se tornou um negócio, como o Natal, a Páscoa e muitas outras coisas também se tornaram. A indústria do casamento ganha milhões e todos querem sua fatia desse bolo. Até a igreja (Católica e Protestante) se vendeu a isso, cobrando valores altíssimos pra se realizar cerimônias e pregando uma teologia que eles sabem que não é bíblica. Contribuindo sempre para que o foco real do “Casar” se perca no caminho e o estereotipo da imagem (casamento) tenha mais peso que sua essência. (A Família)

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada mulher, e serão ambos uma só carne”. – (Gn. 2:23-24)

Eu passaria horas aqui falando sobre isso. Falando principalmente da imagem criada na mente das pessoas ao longo dos séculos, mas acho que isso não acrescentaria em nada. Só indignaria quem não tinha parado pra pensar nessas coisas.

Não sou contra o casamento no papel. Muito pelo contrário eu sou contra a qualquer ensinamento que pra fazer valer seus próprios valores, faça-se uso da Palavra (Bíblia) pra dar peso às idéias pessoais.


Que minha mãe não leia isso... (rsrsrs)




Alexsandro Monteiro

sábado, 23 de agosto de 2008

PODER DA PALAVRA


Esse é mais um tema macabro. Isso é uma salada do sabor perfeito para degustação de neopetencostais e afins... (rsrs)

Como sempre pensar faz bem. A bíblia diz que a palavra tem poder. Um fato que deve ser observado é que ela em momento algum diz que é qualquer palavra. A palavra a qual a bíblia fala que tem poder é a “Palavra” de Deus seja ela professada ou escrita.

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor eu não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”. – Mt.8:8

A palavra de Deus não tem poder ela é poder.Encontraremos também na Bíblia a “palavra” sendo usada também no sentido de “poder”, porém não o “poder divino”, mas o “poder de poder fazer” alguma coisa.

“Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?” -Ec. 8:4

O poder do Rei não é o poder divino, mas o poder de mandar e ter sua ordem cumprida. Não quero entrar no assunto de que toda autoridade vem de Deus etc. Mas apenas salientar que a Palavra que tem total poder para amaldiçoar ou abençoar é a de Deus ou a que por ele for concedida.

Quando escrevi no meu texto que acredito na maldição professada pelos pais, falo da autoridade espiritual que eles têm sobre nós, autoridade essa dada pelo próprio Deus. Se seu pai te diz que você é feio você não está condenado a ser feio, mas se ele diz:

_ Eu não te abençôo meu filho nisso que você quer fazer

Ai sim, essa palavra tem poder e as coisas podem desandar. Lembrando que o salvo não está sobre jugo! Como o Vando menciona na sua dissertação: “Diante dEle toda maldição perde sua força, porque A Palavra é sobre toda e qualquer palavra”. 10 essa colocação.

Falando da (palavra), no sentido geral, tem poder de motivar e desanimar. Não no sentido místico, mas de influência. O que você fala pra uma pessoa pode influência-la pro bem ou pro mal.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” – I Co.15:33

Isso não tem nada a ver com sobrenatural. O sobrenatural existe sim, já falei disso aqui, porém o texto se refere à lógica. Existe um ditado popular que diz: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. É um fato, as influências podem destruir uma vida como também pode salvar uma.

A “palavra de poder”, ainda falando no geral, tornou-se uma mandinga cristã, como a idéia principal do livro de Rhonda Byrne, “O Segredo”, onde a força do seu pensamento pode mudar sua vida. Aquilo que você sonha você alcança. Bla-bla-bla e bla-bla-bla... Assim às pessoas tem a idéia de que se (profetizarem) vai alcançar tudo o que quiserem. (Coloquei o profetizar entre parênteses porque não estou falando da “profecia” em si, mas no sentido como o Caio fala no texto do Marciano:

“Há muita mágica no meio evangélico. Cada vez mais. A maior parte da “igreja evangélica” se tornou pagã na sua consciência do mundo espiritual, e entregou-se à magia branca, de palavras, decretos, confissões positivas, palavras de ordem, e muito (sacrifício espiritual). Tudo isso é paganismo!

Como sempre o Caio falou tudo e muito mais. Eu creio em alguém maior que o sobrenatural. Nenhuma palavra, seja decretos ou ordenanças ou o que for, nada pode nos afastar do amor de Deus. Quem nos afasta, não de Deus, mas a sensação de distância quem cria somos nós mesmos. A palavra de Deus é a única que gera realmente vida ou morte, seja no mundo espiritual ou material. O resto não passa de meras intenções que podem sim servir de influência e quem sabe até abrir brechas pra coisas mais sérias, porém não tem poder algum por si só.

Lembrando que o certo não me pertence, só falo o que acho. Existe um ditado nordestino que diz: Todo penso é torto. (rsrs)

Assim...Paz seja com todos! Abraço de Macaco!!!!

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” – Co. 1:18



Alexsandro Monteiro
15/08/2008

O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO




No dicionário a palavra templo significa: (do latim templum - local sagrado) é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”- ICo. 6:19

Quando a bíblia fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo é desse templo que ela se refere, lugar da presença real da habitação de Deus. Na (NVI) o texto fica mais claro.

PROSTITUIÇÃO CONTRA O CORPO

A prostituição no dicionário é: (a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afetivos ou prazer. Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra.)No texto de ICo. 6:18 diz:

18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo

Esse texto é bastante obvio. Paulo não ta fazendo nenhuma revelação divina, ele expõe um fato apenas. Se a prostituição é o uso lascivo do corpo, nesse ato o (Templo) é profanado, assim se pecamos, no ato de se prostituir, contra o (Templo) pecamos, o Santuário do Espírito. No que se diz respeito à integridade prostituição é um pecado como outro qualquer. O texto não faz alusão a esse como sendo o pior de todos ou coisa parecida. Como o Vando falou no seu texto:
“Paulo apenas os quer fazer enxergar das tolices que faziam. Sendo eles irmãos agiam ainda como pagãos”.

Não existe pecadinho pecadão a sociedade é que faz tal diferença.Leia esse pedaço de um texto do Caio que já foi postado aqui:

4. Vem ainda a preocupação—no caso de evangélicos—com o destino eterno da alma do filho. “Vai pro inferno!”—é o vaticínio da religião. Eu não consigo ver assim. Quando a Bíblia diz que efeminados, adúlteros, feiticeiros, idólatras e outros—irão ter um destino “danado”, ela está falando do "ser" dessas pessoas. Por isto é que ela também fala dos facciosos, arrogantes, invejosos, sem afeição natural, roubadores, mentirosos, covardes, e “juízes” do próximo, como estando no mesmo barco. Ora, se você quer tratar o assunto na base dos “grupos de risco” para o inferno, coloque-se no mesmo barco - você, sua esposa, seus outros filhos, seus pastores, a “igreja” e o resto da humanidade—pois, a natureza humana, objetiva ou subjetivamente, é assim: caída. Somos salvos--todos nós--pela Graça de Jesus!
Sem comentários né.. (rsrs)

O templo do Espírito é o lugar onde Deus visita ele deve estar sempre bem apresentável e bem cuidado. Não no estereotipo, mas na essência. Porém, a graça é maior que tudo. Como eu disse no texto da Pílula Vermelha: “A graça é bem maior que a minha mente pode compreender...” – não existe pecado que não possa ser perdoado, a saber o contra o Espírito Santo. Atenção: Contra o Espírito Santo, não contra o templo. Pois se você peca contra mim e eu sou o templo do Espírito, você não peca contra o (Espírito Santo), mas contra o Templo Dele, mas se você pecar contra mim e se arrepender Deus te perdoará. Não confundamos isso. (Deixa o assunto de blasfêmia contra o espírito Santo pra uma outra enquête por favor. – rsrs).

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem...” – Mc. 3:28

Assim paro por aqui. A paz seja com todos!

Alexsandro Monteiro
28/07/2008

BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES




Esse assunto realmente é sinistro. É alvo de grande misticismo evangélico e normalmente usado como arma para enganar as pessoas e subjugá-las a uma servidão mental. Sabemos que esse assunto é real e independente do que muitos maliciosamente use-os de forma tão desprezível, o assunto continua sendo importante e deve ser visto com muita atenção.

Quero começar minha explanação falando sobre o que a bíblia fala com relação a Bênçãos e Maldições. Falar de coisas que envolvem o mundo espiritual é sempre muito complicado, pois muitas coisas não estão claras e cada um fala de sua própria revelação e muitas vezes essas revelações divergem entre si, mas o que sempre têm em comum é que todas juram vir da mesma fonte, Deus. Isso deixa tudo mais complicado. Não quero levantar a questão de se Deus revelar ou não. Tradicionalismo ou pentecostalismo. Quero me deter ao assunto sugerido apenas e tentar não fugir dele.

A bíblia fala varias vezes sobre esse assunto. Em diversos textos e contextos. Todos nós sabemos o que é bênção e o que é maldição. O que quero salientar aqui é o uso disso.
A bênção não traz problema nenhum, afinal se trouxesse não era bênção, assim vamos falar de maldição, essa sim dá trabalho. (rsrs)

Entre as maldições vou começar por uma interessante que o Luciano mencionou no seu parecer sobre a enquete quando comentou sobre a maldição hereditária. Essa é chata pra caramba. (rsrs) Segmentos como G12 e outras ramificações neopentecostais adoram isso. A única maldição que acredito é aquela que impede as pessoas de pensarem. Carregamos muita maldição de nossos pais mesmo. Nasci assim, vou morrer assim. Entre outras rejeição e comiseração fazem parte desse cardápio de mentiras satânicas para aprisionar a mente das pessoas e fazê-las dependentes de uma libertação que nunca vem por inteiro, deixando-os sempre precisando se desgarrar de alguma coisa. Eles não estão errados em dizer que o homem carrega uma maldição herdada pelos seus pais. Todos nós carregamos a maldição de deixada por Adão. E a bíblia diz em (Êxodo. 20. 5-6) que Deus visita até a quarta geração em maldição, Como o Rodrigo ressaltou, porém, eles só esqueceram de um detalhe, nada supera a Cruz. O Luciano escreveu outra coisa muito interessante: “resumindo a única maldição que se pode temer é a de não crer em Cristo”. (Luciano)

Nada desvalida a cruz. Alguns segmentos neopentecostais sugerem que você não é salvo quando se converte. Acredita nisso? (rsrs) Você é salvo pra ser salvo. Ou seja, você é livre pra escolher ser salvo. Um absurdo! A cruz não nos liberta pro direito de ser libertos ela nos liberta das maldições do pecado.

cO sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.” - IJo. 1:7

Todas nossas maldições sejam quais forem foi consumada na cruz com Cristo.

“Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”. 19

Outro texto que pra mim é o mais definitivo, como o Cleber mesmo o citou:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” - II CO. 5:17

Quando em nova criatura nos tornamos as velhas maldições já não nos alcançam mais. Sim, digo velhas, porque acredito que mesmo salvo e tendo certeza de minha salvação eu ainda sou falho e posso tomar atitudes que podem me prejudicar. O mundo espiritual é real, por mais que tudo que sabemos dele é muito fragmentado sabemos que só podemos vê-lo e entende-lo pela fé. Uma frase de Shakespeare que sempre me chamou atenção:
“Existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor nossa vã filosofia...”

Na bíblia o assunto também está relacionado a consequências pós decisões, atribuído ao reflexo de uma escolha. Minhas decisões podem sim trazer a mim maldições, porém nada nos separa do amor de cristo (Rm 8:39). Ou seja, maldições que podem complicar minha vida no que se diz respeito à impossibilidade da bênção de Deus chegar até mim. Sem misticismos nem mandingas. Tudo que não é benção é maldição. Partindo desse princípio é que acredito que nós podemos abrir brechas espirituais que nos afastam das bênçãos que estavam preparadas pra nós, mas nunca de Deus.

Pra finalizar quero falar também das maldições profanadas por terceiros.
Existem pessoas que vivem em completo pânico no que se diz respeito a maldições, pragas e afins. Sempre com pé de coelhos, trevos de quatro folhas e etc. Mas será que a as maldições profanadas por terceiros poderiam nos alcançar? Sim e Não. Vamos começar pelo Não. Um salvo não pode está de baixo de jugo, pois Ele levou sobre si o nosso jugo..

“Estais, pois, firmes na liberdade com Cristo que nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”Gl. 5:1

A parte do Sim. Eu respeito um tipo de maldição, como já falei antes, ela não pode tirar nossa salvação, porém, ela pode sim complicar nossas vidas, de forma que realmente é preciso a intervenção de Deus para que tais maldições não cheguem a nossa tenda e muitas vezes que seja quebrada, eu falo das maldições profanadas pelos nossos Pais. Eles têm autoridades sobre nossas vidas. Suas bênçãos e maldições professadas a nós, têm sim um peso no mundo espiritual muito grande. O mundo espiritual é muito complexo e não quero me deter a ele agora, mas eu se crermos que nossos pais podem nos abençoar, por que não amaldiçoar. A chave de tudo pra mim é isso. Quem tem autoridade espiritual pra abençoar também tem pra amaldiçoar. Se você não acredita nisso então não sei por que pedir (Bença pai, bença mãe!) não faz sentido...
Mas se seus pais te amaldiçoarem, não temem! O Deus que te salvou das garras de Satanás também é capaz de te salvar dessas maldições.

Ah, pra não parecer contradição, que fique claro que estou falando de pós-conversão e não antes. A Cruz me liberta de tudo que estava pra traz...

Bem, acho que terminei meu livro. Espero que tenha sido claro em minha dissertação. Acho esse assunto um daqueles onde cada um tem sua própria interpretação da coisa, porém nada que interfira na vida dos outros. Assim, dependendo a foram que você enxerga será a forma que você vai viver. Não são as bênçãos o as maldições que interferem na nossa vida e sim a forma com que eu lido com elas.
Abração pra vocês e a paz seja com todos.


Alexsandro Monteiro
20/07/2008

DEIXE OS MORTOS ENTERRAREM SEUS MORTOS




Uma coisa que me deixa bolado hoje em dia é uns debates que ouvimos por aí. Cada assunto que tem horas que eu não acredito que alguém pode perder tanto tempo discutindo sobre assuntos tão desinteressantes. Há poucos dias eu ouvi um debate numa rádio “gospel” sobre que o Vaticano pretende comprar um time de futebol. A pesquisa era sobre o que os ouvistes achavam disso. Certo ou errado tal atitude? O pior de tudo é que tinha gente falando cada coisa. – Alguns diziam: Eu acho um absurdo uma coisa dessas. - Cara fala sério e daí se o Vaticano resolve comprar um time de futebol ou um Cassino em Vegas? Problema Deles! DEIXE OS MORTOS ENTERRAREM OS SEUS PRÓPRIOS MORTOS. O problema do Vaticano não é envolvimento com a indústria do esporte pow. Tanta coisa importante pra Crente discutir e os caras perdem tempo com o banal. Por que não discutem sobre qual tipo de evangelho está sendo pregado em nossas Igrejas hoje em dia? Até onde seria aceitável a filosofia de que o importante é que o evangelho seja pregado? Qual seria a postura do povo de Deus com respeito a esses fariseus hipócritas que mancham e degredem o evangelho com suas pregações maliciosas, sensacionalistas e interesseiras, onde o foco são seus próprios bolsos. Ai os caras vão ficar discutindo se os mortos devem ou não enterrar seus mortos. Fica ai minha insatisfação.

Alexsandro Monteiro
17/11/2007

PÍLULA VERMELHA



O que se muda na vida quando se faz 26 anos? Apenas tinha-se 25 e agora um ano a mais? Se me perguntassem o que aprendi nesses 26 anos, eu diria: Nada! Comparado ao que aprendi nas últimas 26 semanas...
Não aprendi nada novo, eu sei, mas, simplificando eu resumiria assim: O Mundo dá Voltas. Prefiro Me Arrepender de Errar Tentando Acertar do Que de Nunca Ter Tentado. Existem Coisas Que Não Podem Ser Ensinadas. A Maior Prisão Que Existe Está Na Nossa Mente. A Graça É Muito Maior o Que O Que Minha Mente Consegue Compreender. Demorei 26 anos pra aprender a valorizar o que não posso, mereço ou não tenho direito a ter agora. Não me arrependo de nada que fiz, pois se sou isso que sou, sou porque vivi tudo que vivi.
O que acontece com uma pessoa pra que ela veja o mundo com outros olhos. Vários fatores, alguém poderia dizer. Não estou falando de ver á vida com outros olhos simplesmente e sim vê-la como ela realmente é. Como que uma pessoa passa a ver a vida Como ela realmente é? Você nunca se perguntou o porquê das coisas? Bem eu já! No meu caso foi o que ocasionaram algumas dessas descobertas.

As Descobertas

Imagine um dia você percebeu que tudo que você acreditava não é o que parecia ser. Como um estalo na mente. O mundo que você conhecia não passa de um engodo pra sua mente. “Matrix”. Uma vez desconectado, você não entende tudo que ta acontecendo, mas não consegue mais engolir as mesmas mentiras. A venda dos seus olhos caiu, e por mais que você não queira ver, por medo de sofrer, talvez, ou de não poder aquentar a realidade, não dá mais pra voltar atrás. É uma viagem sem volta. Você agora ver o que há alem dos seus olhos. Você é diferente, uma anomalia. Você agora é livre.
Assim que eu me sinto. Como se fosse tirado um peso enorme de minhas costas, mas ao mesmo tempo sinto-me também com uma responsabilidade muito grande. Afinal toda liberdade exige responsabilidade. Com o tempo as coisas vão se encaixando nos seus devidos lugares. Demora-se chegar num equilíbrio, ás vezes acho que nunca haverá um. O processo de tentativa de equilibrar as coisas é lento e doloroso, porém, indispensável. Coisas começam acontecer e fazer sentido, enquanto outras o perdem totalmente. Acho que isso é uma fase desse processo de transição entre o que era oculto para o que é obvio. Como se fosse sintomas de uma doença. Vejo Como um estágio de compreensão das coisas. Para que eu possa entender tudo o que mudou ou na verdade, o que não mudou, apenas não era possível ser visto e agora não é possível não se ver.
Começam os desencontros. Querer mostrar tudo isso que agora posso ver, pode se tornar um problema grave. Deparo-me com a aversão das pessoas. Pois como já disse, uma vez desconectado, você agora é uma anomalia. Quando uma criança começa a tirar as melhores notas nas provas, logo é vista pelos amiguinhos como o “CDF” da sala. O simples fato de se destacar, por qualquer que seja o motivo, automaticamente surge uma razão pra sermos tratados com indiferença. Não seria diferente pra quem passa ver o mundo com outros olhos. Quando expomos nossa forma de ver as coisas, percebemos que não fazemos mais parte do mesmo mundo. Por uns somos vistos como insensíveis, arrogantes, impacientes e às vezes insanos. Por outros, Inteligentes, Visionários, loucos, Sonhadores. Na verdade somos vistos por todos com indiferença. Mas até então, não ser compreendido não é nada novo. Mesmo quando ainda aprisionados no casulo mental, já se podia perceber isso. Mas os impulsos parecem ser mais fortes. A necessidade de mostrar ao mundo o que eles não podem vê se torna mais forte que você. E é inevitável nas situações em que você ver amigos tomando atitudes semelhantes a você, quando também não enxergava o obvio, sua reação não é outra se não tentar lhe tirar as vendas dos olhos. Aí você descobre uma verdade que pode ser dolorosa. EXISTEM COISAS QUE NÃO PODEM SER ENSINADAS. Mas por que não? Isso vamos deixar pra analisar depois.

Alexsandro Monteiro

Continua...
05/01/2007

ESTABILIDADE EMOCIONAL




Conversando com uma amiga esses dias, ouvi algo que achei interessante. Ela me contava sobre uns problemas que estava passando. Umas confusões sentimentais, dessas que temos às vezes. Sem entrar em detalhes, ela me contava que se sentia muito carente e que talvez por isso se encontrasse em tal situação. Quando ela mencionou que se sentia carente, me chamou muito a atenção. Então lhe escrevi algumas coisas que achei interessante que ela refletisse. Talvez vocês possam achar também, ou não. Sendo assim, não deixem de comentar.

SUPRINDO AS CARÊNCIAS

Oi Linda! Ouvido sua história ontem e uma coisa me chamou atenção. Até onde eu entendi, acho que você ta passando por algo normal. O convívio com uma pessoa na qual se encaixe no perfil dos seus sonhos, gera essa confusão sentimental que você esta passando. Normal sim, porém complicada. Isso começa a abalar suas estruturas, assim te deixa vulnerável. Você precisa conseguir organizar sua mente e se reestruturar. Mas isso tudo fica complicado porque te falta uma coisa e, isso é o que me chamou a atenção. Quando você me disse achar tudo fruto da sua carência, me fez refletir sobre uma coisa. Por que você se sente carente? A carência é uma sensação de caráter depressivo. E tudo com esse fim, provocam feridas profundas. Os motivos aparentes dessa carência você já me mostrou, mas acho que vai um pouco além do Obvio. A questão então seria como resolver isso? Certo? Então. Vou me explicar.

Na minha pobre e inexperiente visão, carência emocional, como outras sensações do gênero, são frutos de uma coisa chamada Instabilidade emocional. Esse é um problema grave. Pois qualquer instabilidade psíquica pode gerar reações de caráter gravíssimas no âmbito emocional. Acho que você já ouviu falar que a mente tem que dominar o corpo. Se sua mente não está na posição de domínio, você pode passar por uma fase de desequilíbrio emocional, podendo ter conseqüência progressivas e afetando assim todas as áreas da sua vida. Se você parar pra pensar você vai lembrar que muita coisa na sua vida não consegue dar continuidade ou até mesmo começar, porque não se sente segura emocionalmente pra fazer. Isso pode ser fruto dessa instabilidade. Reflete sobre isso! Tenta encontrar o foco dessa instabilidade. E você vai poder canalizar isso e se sentir mais forte, mais confiante em si mesma. Seu Ânimo, sua disposição pra agir e viver, não podem ficar a mercê de bons acontecimentos no dia a dia, ou que todos seus sonhos sejam realizados. Como dize a Bíblia: “No mundo tereis aflições”. Então aprendendo a lidar com as aflições da vida é que aprendemos a se mantenha sempre estáveis.

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. Pv. 16:32”

Ser servo de Deus é servi-lo e confiar nele sempre. Não pode haver altos e baixos. Se Deus é sempre o mesmo então eu sou sempre o mesmo. Tenho dores, choro, desanimo e até canso às vezes, mas nunca me sinto carente, pois me sentir assim é me sentir sem Deus. E ele nunca me abandona, logo, esse sentimento não pode existir em mim. Isso não é frase de alto ajuda, mas o que Deus espera de nós. Servos que confiam nele mesmo quando não o sentem.
Sei que sua solidão está ligada à outra área da sua vida, mas se você conseguir viver esse princípio, todas as áreas de sua vida vão adquiri estabilidade, assim você pode continuar sonhando com um amor, com um momento que seu coração anseia, mas sem solidão. Pois na verdade a solidão do seu coração não é por causa da falta de um amor e sim por falta de equilíbrio emocional. Sei que os anos destroem esperanças. Nunca disse que tudo que você já viveu é fácil. Só quem conhece seu coração é Deus e o que ele pode suportar. Mas pense sobre tudo isso e acredito que de uma forma isso vai ajudar você a ver as coisas com outros olhos e quem sabe conseguir respostas pra perguntas que indagas há muito tempo.
Linda eu espero ter sido útil a ti. Que você possa superar suas provas e aprender com elas. Esse é o segredo de tudo. Um beijão! Sabes que podes contar comigo sempre. Fica com Deus e que a paz seja com você!

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito ESTÁVEL" - (NVI)
Sl. 51:10



Por Alexsandro Monteiro
27/02/2007

O QUE É SE SURPREENDER?




Se surpreender é um pouco relativo. Nada pra mim é surpresa. Nada me surpreende. Tudo está previsto. Tudo pode acontecer. Às vezes chego a pensar que nada me assusta. Então o que poderia me surpreender? Bem, acho que me surpreender seria realmente uma surpresa pra mim.
Por mais que a gente pense em se surpreender na vida, ainda que no subconsciente, nós predefinimos padrões de surpresas. Ficando sempre dentro de uma margem de erro. Dois percentuais para mais ou para menos. (srsr)
Quando falo que a verdadeira felicidade vem do inesperado, falo de algo que não estava previsto nessa margem de erro. Ser feliz está previsto nos sonhos de todos nós, só que sempre o método pra alcançar tal felicidade, também. Abrir mão dos meios e padrões pré-definidos é um ótimo caminho pra se surpreender na vida. Só que isso às vezes leva-nos a extremos. Por mais que abra mão dos padrões pré-definidos, não quero ser inconseqüente. Por a mão no fogo pra ver se o milagre acontece e eu não me queime, não dá. Já é insano de mais pra mim. Assim tudo no final vai parar no mesmo lugar. Equilíbrio! As realizações pessoais, profissionais, financeiras, entre outras, são alcançadas com trabalho e esforço. Sobre as realizações amorosas chego à conclusão que são alcançadas sem que esperemos. Quanto mais tentamos encontrar nossa alma gemia, mas nos desencontramos. Nesse mundo de desilusões e decepções, encontrar alguém que nos complete e nos preencha e que nos faça verdadeiramente felizes, seria realmente uma surpresa. Felizes os que são surpreendidos. Assim acredito que quanto menos esperarmos que algo extraordinário aconteça em nossas s vidas, mais chances teremos de nos surpreendermos.

Por Alexsandro Monteiro
31/05/2007