Cada vez que enxergo mais do evangelho me pergunto como nós nos afastamos tanto dele? Como ficamos tão mesquinhos, arrogantes, donos da verdade, senhores do saber, da moralidade, da santidade, da divindade e todas “dades” que existem? Como podemos procurar tanto respostas e fugir delas ao mesmo tempo? Quem nos cegou a tal ponto delas?
Como sempre falar de religião é comprar uma briga desgraçada, mas...
Como alguém pode ver no evangelho de Cristo uma religião? Ele tinha nojo da religião. Ela só aprisiona o homem sufocando sua mente e consumindo seu coração. A religião matou o seu redentor e se o poder do evangelho não fosse o que é, teria matado até a memória do próprio Cristo. Os religiosos falam de Cristo mas não conseguem aceitá-lo. Falam de um Deus-homem que morreu pelos pecados da humanidade, mas no Deus-homem mesmo nunca acreditaram de verdade. Estudam tempo de mais suas próprias filosofias ao ponto de ver o EVANGELHO como outra filosofia do tipo mais cafona possível, simples demais pra ser levada a sério. A religião ver a graça como um comerciante: "De graça só amanhã".
O Evangelho oferece ao homem salvação, não apenas a alma, mas à mente e ao coração. Não aprisiona seus seguidores, mas os liberta.
“conhecereis a verdade e a verdade vós libertará”.
Na religião as pessoas são presas às leis e doutrinas, no evangelho elas são livres das leis e das doutrinas. Onde Existia olho por olho e dente por dente no evangelho existe, amar um ao outro! Onde existia não farás isso ou aquilo no evangelho apenas, ame! Onde ouve discriminação, indiferença, subjugação, desprezo ou escravidão, no evangelho, amor, amor e amor...
A maior diferença da religião e o evangelho é que a religião não sabe amar. O amor é dom de Deus e de Deus a religião não tem nada, no máximo uma ideia equivocada, distorcida e corrupta. Quando a religião aprender a amar não será mais religião e sim EVANGELHO.
O evangelho não tem rótulos nem doutrinas. Sem denominação ou pontifício, sem reforma ou tradições. O evangelho é simples como Cristo. Não precisa de estudos teológicos ou esotéricos. Pra entendê-lo não importa se é mestre ou aluno, doutor ou homem do campo. No evangelho quem transforma é o Espírito da verdade, quem gera vida é o Espírito da Verdade, quem ensina é o Espírito da Verdade, sem penitências ou indulgências, sem correntes ou "propósitos". Tudo é esperado e realizado no Espírito do evangelho.
Por que nos distanciamos tanto do evangelho? A resposta é simples, porque nos tornamos RELIGIOSOS, carentes de guias espirituais, tutores, professores, doutores, oradores, pastores, todos “ores” que existem e esquecemos de depender, contar, esperar, sonhar apenas no EVANGELHO.
“Da água que eu te darei pra beber nunca mais terás cede”.
O Evangelho sacia toda cede existencial do homem sobre o saber ou existir. Gera uma satisfação incondicional aguda que superabunda acima de qualquer insatisfação condicional existente ou vindoura. O evangelho sacia a alma do homem expurgando qualquer resquício de culpa proveniente da acusação que a religião implantou, distorceu e aprisionou na alma humana.
Beba da água do evangelho e nunca mais sinta cede. Mas se isso parece arriscado demais, simples demais, fácil demais, seja religioso e beba litros e litros de filosofias que te dão uma sensação de alívio, mas em minutos estais tão sedento quanto antes precisando de mais, mais e mais. Sua fome e sede nunca acabam. Querem sempre mais, sempre mais, acreditando que essa sede provem de Deus. “Da água que eu te darei pra beber nunca mais terás cede”. Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Livres do pecado, livres da sede existencial, livres da escravidão, livres da RELIGIÃO.
Mas quem convence é o Espírito da Verdade, assim, deixo o evangelho que não depende de mim pra ser evangelho, gerar a vida que a Ele couber gerar em você.
Como sempre digo, não faça nada que eu falo porque achou interessantes as minhas idéias. O evangelho é gerado no coração por intermédio do Espírito da verdade e não por atratividade. Se tudo que você leu, não passou de blá, blá, blá, então siga seu caminho e me ignore, não estarás perdendo nada com isso, não é verdade?
Não sou o dono da razão sou apenas um cara apaixonado pelo EVANGELHO. Assim, não perca seu tempo amigo lendo meus textos, pois eles só falam do evangelho. Se duvidas, leia todos os textos e verás que todos falam da mesma coisa.
Não sou o dono da razão sou apenas um cara apaixonado pelo EVANGELHO. Assim, não perca seu tempo amigo lendo meus textos, pois eles só falam do evangelho. Se duvidas, leia todos os textos e verás que todos falam da mesma coisa.
Mais uma vez, a Paz seja com vocês!
Alexsandro Monteiro
