
Estudando sobre o assunto fui acometido de uma súbita descoberta. Eu ainda era crente e não sabia... (rsrs)
Eu não acreditava que um Crente, lavado e remido pelo sangue de Jesus pudesse ter depressão. Como eu, que tenho o Consolador e, esse vive dentro de mim todo tempo, posso ter depressão? Porventura ele não me consola mais?
O problema era que eu ainda contaminado pelo crentismo deixei de enxergar o lado racional da coisa. A mente humana. Sim, pois nela mora tudo que diz respeito a esse assunto.
A depressão é um estado da mente, assim o condicionamento da mente nos possibilita opor-se a essa ação ou não.
A questão era que por eu nunca ter ficado deprimido, o que não me faz melhor que ninguém, não me deixava entender a questão da condição mental de cada um. “Cada um sabe onde seu calo0 aperta”, diz o ditado.
Cheguei à conclusão que a palavra em si, (depressão) surte uma antipatia a aceitação da mesma, pois, normalmente atribuímos ao quadro depressivo uma atividade demoníaca, que não o é. A diferença de uma reação depressiva e demoníaca é que uma acontece na mente, já o outro, na alma.
A depressão é feita de freqüências, onde a solidão, angustia e afins, são apenas sintomas. O fato de se estar triste é um quadro de depressão, numa freqüência mais baixa, mas não deixa de ser. Como cisto. O Cisto é espécie de Câncer, porém, numa freqüência muito mais baixa. Assim se eu posso ficar triste, se eu posso ficar angustiado, porque não deprimido?
Crente pode ter depressão? Sim como crente pode pecar. Está em depressão é está em pecado? Não, a depressão em alguns casos é o reflexo do pecado, uma vez que se perco a minha fé num quadro depressivo, peco, pois, tudo que não provem de fé é pecado. O pecado não está na depressão, mas em perder a fé. Lembrando mais uma vez que depressão é um quadro psíquico não espiritual.
Opressão diabólica pode levar uma pessoa a ficar deprimida? Sim, porém são coisas diferentes, a depressão aparece como reflexo (da opressão), não como causa.
Se você alguma dia se encontrar nesse quadro aqui:
“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem”. - (Sl 31: 9-10)
Não se desespere! Jesus é o maior antidepressivo que já existiu. Aos sintomas de um quadro depressivo, seja ele em que freqüência que for, condicione a sua mente e volte-se pra cruz. Nos casos mais sérios não se sinta envergonhado, procure ajuda e de preferência de uma pessoa qualificada. Muitas vezes uma boa conversa pode resolver seu problema, mas se for mais complicado que isso procure ajuda médica, a ciência também é uma porta de Deus pra te abençoar. No mais, nunca se esqueça, Deus nunca te deixa só, nunca desiste de você e nunca te esquece, mesmo que você fique deprimido. Lembre-se, a culpa sempre é sua e nunca Dele.
“Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.” - (Sl 31:24)
Paz!
Alexsandro Monteiro



