quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CRENTE PODE TER DEPRESSÃO?




Estudando sobre o assunto fui acometido de uma súbita descoberta. Eu ainda era crente e não sabia... (rsrs)

Eu não acreditava que um Crente, lavado e remido pelo sangue de Jesus pudesse ter depressão. Como eu, que tenho o Consolador e, esse vive dentro de mim todo tempo, posso ter depressão? Porventura ele não me consola mais?

O problema era que eu ainda contaminado pelo crentismo deixei de enxergar o lado racional da coisa. A mente humana. Sim, pois nela mora tudo que diz respeito a esse assunto.

A depressão é um estado da mente, assim o condicionamento da mente nos possibilita opor-se a essa ação ou não.

A questão era que por eu nunca ter ficado deprimido, o que não me faz melhor que ninguém, não me deixava entender a questão da condição mental de cada um. “Cada um sabe onde seu calo0 aperta”, diz o ditado.

Cheguei à conclusão que a palavra em si, (depressão) surte uma antipatia a aceitação da mesma, pois, normalmente atribuímos ao quadro depressivo uma atividade demoníaca, que não o é. A diferença de uma reação depressiva e demoníaca é que uma acontece na mente, já o outro, na alma.

A depressão é feita de freqüências, onde a solidão, angustia e afins, são apenas sintomas. O fato de se estar triste é um quadro de depressão, numa freqüência mais baixa, mas não deixa de ser. Como cisto. O Cisto é espécie de Câncer, porém, numa freqüência muito mais baixa. Assim se eu posso ficar triste, se eu posso ficar angustiado, porque não deprimido?

Crente pode ter depressão? Sim como crente pode pecar. Está em depressão é está em pecado? Não, a depressão em alguns casos é o reflexo do pecado, uma vez que se perco a minha fé num quadro depressivo, peco, pois, tudo que não provem de fé é pecado. O pecado não está na depressão, mas em perder a fé. Lembrando mais uma vez que depressão é um quadro psíquico não espiritual.

Opressão diabólica pode levar uma pessoa a ficar deprimida? Sim, porém são coisas diferentes, a depressão aparece como reflexo (da opressão), não como causa.

Se você alguma dia se encontrar nesse quadro aqui:

“Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem”. - (Sl 31: 9-10)

Não se desespere! Jesus é o maior antidepressivo que já existiu. Aos sintomas de um quadro depressivo, seja ele em que freqüência que for, condicione a sua mente e volte-se pra cruz. Nos casos mais sérios não se sinta envergonhado, procure ajuda e de preferência de uma pessoa qualificada. Muitas vezes uma boa conversa pode resolver seu problema, mas se for mais complicado que isso procure ajuda médica, a ciência também é uma porta de Deus pra te abençoar. No mais, nunca se esqueça, Deus nunca te deixa só, nunca desiste de você e nunca te esquece, mesmo que você fique deprimido. Lembre-se, a culpa sempre é sua e nunca Dele.

“Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.” - (Sl 31:24)

Paz!


Alexsandro Monteiro

terça-feira, 16 de setembro de 2008

JUGO DESIGUAL (Por Outro Ângulo)



Texto

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” – IICo. 6:14

Acho que o texto é claro e satisfatório. Não existe comunhão entre a luz e as trevas. Assim, não tem nem mais o que se dizer, porém, todavia, no entanto... Eu queria analisar outro lado desse assunto.

Vamos analisar o termo julgo Desigual. Pra mim julgo desigual vai muito mais além de crente que casa com descrente. O jugo desigual começa na cabeça. Muitas pessoas vivem um jugo desigual dentro de seus casamentos por não terem enxergado detalhes antes de se casarem. Pois só viram que ambos eram crentes, porém, não viram que tinham diferenças gigantescas na mente. Não partilhavam dos mesmos sonhos, dos mesmos planos. A mulher queria ter filhos e o marido não, ou o marido sonhava em ser presbítero e exercer seu ministério em uma igrejinha enquanto a mulher sonhava em ser missionária e viajar pelo mundo, entre muitas outras situações, mas o fato é que quando casam descobrem que suas vidas não se completam e se frustram. Vivem um jugo desigual dentro do casamento, professando a mesma fé.

Eu nunca casei quem sou eu pra dar conselhos sobre o assunto? Porém, se você quiser arriscar, fique a vontade. (rsrs)
Assim, acho que o melhor caminho é a comunicação. Discuta, converse, debata, não entre numa relação que, espera-se durar pra toda vida, de olhos vendados, a quem das conseqüências. Nada frustra mais que você ver seu relacionamento não dar certo por SUA negligência. Não é preciso pensar igual, ou gostar das mesmas coisas, porém, se os objetivos não coincidirem, será perda de tempo.

“Não sofra pelo que sua decisão pode evitar” – R.C.F

Leia também esse blog de um amigo meu, muito legal!
Minha namorada é católica. O que faço?



Paz!



Alexsandro Monteiro

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O QUE NÃO ME CONTARAM...




Não me contaram que a graça não podia ser comprada
Não me contaram que pra ser salvo não é preciso pagar imposto
Não me contaram que pecado é tudo igual
Não me contaram que o pecado não está nas minhas ações
Não me contaram que falar mal da vida dos outros, pra Deus é tão maligno quanto matar ou adulterar
Não me contaram que eu sou livre pra pecar
Não me contaram que eu sou livre pra não pecar
Não me contaram que perdoar não é esquecer
Não me contaram que ser Santo não é ser politicamente correto
Não me contaram que ser diferente não tem nada a ver com a estética
Não me contaram que morrer para o mundo não é deixar de existir nele
Não me contaram que eu não determino nada
Não me contaram que Deus não é meu servo
Não me contaram que eu não devia ser hipócrita
Não me contaram que eu sou responsável pela minha vida não os outros
Não me contaram que eu podia não falar nada
Não me contaram que eu podia falar o que eu quisesse
Não me contaram que eu podia pensar
Não me contaram que eu podia ter meus próprios sonhos
Não me contaram que eu posso escolher amar

Não me contaram um monte de coisa quando me falaram de Deus.



Mas Ele me contou...




Esse texto tem a intenção de fazer você pensar sobre esses assuntos. Se você discorda de alguma coisa que eu disse que não me contaram, fique a vontade, deixe seu comentário aqui com seu e-mail ou me mande um e eu terei um maior prazer em discutir esses temas com você.

Uma grande abraço e fiquem na paz!



Alexsandro Monteiro

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

QUAL O PLANO DE DEUS PRA NOSSA VIDA?




Existe um jargão cristão que diz: Deus tem um plano pra sua vida! Qual seria esse tal Plano? Bem eu começo perguntando: Plano ou marketing?

Hoje em dia a frase “Deus tem um plano pra você” tem um sentido místico onde dizer que Deus tem um plano pra alguém faz a pessoa se sentir mais importante que as demais dando a elas um motivo (recompensativo) pra que elas passem para o lado de Deus. A famosa ajudinha pra Deus. (coitadinho de Deus se a gente não der uma forcinha pra ele o coitado não vai arrumar adepto nenhum) – rsrs – fala Sério né!

O evangelho deixou de ser pregado pelos motivos certos, (A Cruz que liberta), isso não (vende) o que vende é (PPP), Prosperidade, Poder e é claro, Planos.

O problema disso tudo é que os planos de Deus não são os mesmos planos da Igreja। O Plano de Deus é resgatar o homem do pecado e trazê-lo para sua maravilhosa Luz, e pra isso pagou um preço muito caro, preço de Cruz. Já a Igreja tem plano de trazer mais gente pro lado dito de (cá), desculpem-me os mais crentes, mas, mesmo que esses (crentes) não conheçam a verdade do evangelho. As Igrejas hoje em dia, falo no grupo não na individualidade, pois sei que existem pessoas que entenderam a graça mesmo ainda estando debaixo do sistema, elas (igrejas) estão gerando (crentes) cheio de sonhos e fantasias que os fazem acreditar num mundo de conto de fadas onde as pessoas vivem em função de planos e previsões fajutas que subjugam a mente de seus seguidores a uma dependência de novos planos pra que assim se sintam sempre vistos, amados e importantes pra Deus.

Deus já fez mais por nós que nós um dia vamos conseguir absorver nessa nossa mente primitiva, no que diz respeito à graça do evangelho. Faço minhas as palavras de Paulo:

“Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês”.
(Gl 4:19) - NVI

Os jargões não passam de frases de auto-ajuda que só servem pra alimentar a necessidade que um dia foi gerado na vida de (crentes) que ainda não conhece a Cruz que liberta pra que eles não morram em suas jornadas.

Quem conhece a cruz não precisa de planos A e B pra caminhar no evangelho. Como disse o Vando: “Todo o Plano de Deus está feito: "Está consumado".

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:5).

Você ainda precisa de mais alguma coisa?

Não preciso de Planos, Poderes ou Prosperidades pra servir a Cristo, pois tudo que eu preciso já tenho em Cristo.

O Plano de Deus é que nos tenhamos vida e a tenhamos em abundância... O plano é tudo isso que já foi falado aqui e como diz o Rev.: “Se Deus tem um plano pra minha vida esse plano é Dele e eu não tenho nada a ver com isso”. - (rsrs)


Alexsandro Monteiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O PECADO PODE ATRAPALHAR OU ATRASAR AS PROMESSAS DE DEUS?




Cara pra mim não tem como não levar em consideração a veracidade da promessa. Ou Deus falou ou não falou. Se Deus falou pode ter certeza que ele vai acontecer, com pecado ou sem pecado. O maior problema dessas profecias, principalmente de emprego, namoro, casamento e afins é que, o cara um dia vai arrumar um emprego, vai casar, vai namorar isso é mais que provável ai quando arrumar, o cara dizer: Não falei?! Ah, fala Sério!

Eu tenho uma promessa pra todos vocês que estão lendo o Blog: Todos vocês vão morrer um dia. Se não acontecer vocês podem me chamar de falso profeta. (rsrsr)

Uma vez ouvi uma coisa que achei muito interessante.

As promessas de Deus têm hora e lugar pra acontecer.

Leiam o capitulo 7 de II Reis e vocês verão o que é uma promessa verdadeira. Com data e hora e que se cumpre na integra. Pra mim as promessas de Deus são assim, sem margem de erros ou desculpas. (Ah, você pecou, por isso não aconteceu). Com Deus não tem meio termo. Se o homem pudesse interferir numa promessa de Deus (direta), pra ele mesmo ou terceiros então Deus não seria Deus!

***


Mas vamos assumir a colocação que Deus tenha realmente prometido a alguém, seja lá o que for, e entendendo como uma promessa real, eu vejo da seguinte forma:

O que Deus promete ele cumpre. A questão de o pecado atrasar alguma coisa não faz sentido, uma vez que Deus me conhece e é onisciente. Ele sabe se vou ou não pecar e se me promete alguma coisa já o faz dentro de todas as perspectivas. A questão é se ele me impuser regras pra obter a tal promessa, ai sim, as coisas vão variar de acordo com o que foi pré-definido. Na bíblia vemos várias vezes Deus fazendo muitas promessas ao povo com objeções. “Se vocês fizerem assim, Se vocês agirem assim, Se isso Se aquilo”. Promessas diretas serão cumpridas diretas e as que são emitidas com objeções responderão as tais objeções. Simples assim... Mas se me promete algo sem fazer observações é porque vai me dar e nada vai me afastar do que ele tem me prometido.

Um assunto muito usado pra dizer que você atrasa ou perde sua benção é o fato de Moises não ter entrado na terra prometida.
Primeiro Deus não disse que Moises entraria na terra prometida em momento algum. A ordem foi pra que ele levasse o povo. Se não entrou por que deu mole é problema dele e de Deus. Já é outro assunto, não tem nada a ver com promessa. O Povo entrou, pois era promessa, não a Moises, mas ao próprio povo. Eu acredito que minhas ações refletem sim naquilo que Deus tem pra mim, porém sobe promessa nada que eu faça pode atrasar o que Ele tem pra mim. Como diz o ditado: Promessa é divida e Deus não fica devendo a ninguém.

Pra terminar não posso deixar de escancarar aqui um pedido encarecido: CUIDADO com esse negócio de promessa de Deus. Deus disse isso Deus disse aquilo. CUIDADO!!!

Jesus fez uma promessa pra você na cruz, nenhuma promessa é maior que essa.

“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” – I Jo. 2:25

Se vivêssemos mais Mateus 6: 25-34, não ficaríamos mais interessados em novas promessas...



Valeu!!! A paz seja com vocês...



Ao Deus que promete e sempre cumpre, mesmo quando nós não cumprimos a nossa parte, a Ele toda glória, honra e adoração!